VI Fórum Brasileiro de Assistência Farmacêutica é realizado em Salvador - CONASEMS
voltar

COSEMS - BA | 21/09/2018

VI Fórum Brasileiro de Assistência Farmacêutica é realizado em Salvador

A presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS), Stela Souza, participou como integrante da mesa diretora na cerimônia de abertura do VI Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, evento realizado na manhã desta quarta-feira (19/9), no auditório Ondina do Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. O evento, voltado para farmacêuticos e profissionais de Saúde com atuação na Assistência Farmacêutica, tem como tema “Modelos Inovadores de Acesso a Medicamentos no Brasil e no Mundo.

Na oportunidade, Stela Souza destacou a relevância da Assistência Farmacêutica para a gestão municipal e os desafios para os gestores que a área representa na atualidade, principalmente pelo crescente número de ações judiciais movida pelo cidadão, na tentativa de obtenção dos medicamentos de alto custo que possam propiciar um prognóstico mais favorável para o tratamento de sua doença. “Esse é um tema muito importante para o COSEMS/BA, pois a saúde é feita predominantemente no município, portanto impacta diretamente na gestão dos secretários municipais de saúde que representamos”, avaliou.

Ao saber que ao final do Fórum será produzido um documento, com propostas de aprimoramento da Atenção Farmacêutica, intitulado Carta de Salvador, Stela Souza comprometeu a divulgar e cobrar das instâncias responsáveis soluções que melhorem o acesso da população a terapêuticas mais modernas e eficientes, que tragam para a população o que existe de melhor em termos de tratamento. “Serei uma defensora incansável da Carta de Salvador. Eu a levarei em todos os espaços e tentarei fazer com que ela deixe de ser uma proposta, vire realidade e melhore a vida de nossa população”, garantiu

Participara da composição da mesa o presidente do VI Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, Lindemberg Assunção, o vice-diretor da Faculdade de Farmácia da UFBA, Dênis Soares, e o presidente da Associação do Curso de Pós-Graduação em Medicina e Saúde da UFBA.

Premiação

Após a solenidade de abertura, o presidente do VI Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia, Lindemberg Assunção, homenageou a presidente Stela Souza com o Troféu de Destaque ao trabalho realizado para o fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Bahia. Stela agradeceu a lembrança do seu nome e dedicou a homenagem aos seus colaboradores no COSEMS/BA, “essa equipe é responsável por tudo que tenho realizado e, por isso, deixo aqui o meu reconhecimento ao trabalho realizado pela família COSEMS/BA”, concluiu.

Compartilhar