Cosems/BA: Trabalhadores da Atenção Básica são qualificados sobre o vírus Zika - CONASEMS
voltar

COSEMS - BA | 09/11/2018

Cosems/BA: Trabalhadores da Atenção Básica são qualificados sobre o vírus Zika

Teve início na manhã desta segunda-feira (5/11), na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESP/BA), em Salvador, o I Encontro Estadual de Formação do Trabalhador no Contexto do Zika Vírus. A cerimônia de abertura contou com a participação da Presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), da superintende de Vigilância e Proteção da Saúde do Estado da Bahia (SUVISA), Rivia Barros, do secretário municipal de Saúde de Eunápolis, Rodrigo Kuada, do coordenador da Atenção Básica da Sesab, Marcus Vinicius Prates, e da representante da ONG Abraço Microcefalia, Mila Mendonça.

A Presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, destacou a importância deste encontro, pois qualificar os profissionais responsáveis pela atenção às pessoas com microcefalia deve ser algo permanente. Stela Sousa argumentou que as necessidades destas crianças e de suas famílias mudam a cada período, pois elas estão crescendo e certamente terão novas questões a serem solucionadas, não somente na área da Saúde, mas de outros serviços garantidos legalmente para a população, a exemplo da educação. “Por isso, precisamos nos atualizar a cada momento e fortalecer as parcerias para que possamos investir ainda mais na garantia todos os direitos para estes brasileiros”, afirmou

A superintende da SUVISA, Rivia Barros, contou sobre seu contentamento em apoiar este encontro. Ela identifica ser fundamental existir essa integração dos diversos segmentos interessados, para que essas crianças sejam inseridas em nosso mundo. “Todos aqui todos nós estamos aprendendo e criando conteúdo para melhorar a atenção para estas pessoas. Este é um grande desafio, pois quando a gente trata essas crianças com equidade, estamos prevenindo uma série de outros agravos lá na frente”, avaliou a gestora.

Este evento deu início a segunda etapa do projeto Zikalab – Laboratório de formação do trabalhador da saúde no contexto do vírus Zika. Na Bahia, o encontro está sendo realizado através da parceria entre o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a Johnson e Johnson, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a ONG Abraço Microcefalia.

A primeira turma da oficina teve a presença de 48 profissionais de saúde, que atuam na Atenção Básica (ESF/NASF), vindo de 24 municípios de todas as regiões da Bahia. A segunda turma vai ter início a partir da próxima quarta-feira (7/11), tendo o seu término na sexta-feira(9/11).

Compartilhar