voltar

COSEMS - AL | 04/10/2019

Teotônio Vilela é referência no Serviço de Atenção Domiciliar e recebe técnicos do MS eHAOC

A Secretaria de Saúde de Teotônio Vilela recebeu nesta quarta-feira (2) e quinta-feira (3) representantes do Ministério da Saúde (MS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e 15 gestores do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de dez estados do Brasil para conhecer a estrutura e o fluxo de atendimento da equipe do Programa Melhor em Casa e toda a rede da saúde municipal.

O Programa Melhor em Casa de Teotônio Vilela é hoje referência pelo SAD, ficando entre os sete melhores do Norte e Nordeste. O reconhecimento é resultado de uma rede de saúde estruturada e o total apoio da gestão que investe na estrutura física, capacitações das equipes e na assistência integral aos pacientes.

A Secretária de Saúde, Izabelle Pereira, externou gratidão em receber equipes do SAD durante esses dois dias no município. “É uma honra para Teotônio Vilela receber representantes de Tocantins, Piauí, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pará, Paraíba, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais em um momento tão rico de troca de experiências e, com isso, melhorar e aperfeiçoar ainda mais nossos serviços”.

A técnica do MS, Távila Aparecida, destacou que um dos fatores que contribuíram para que o serviço se tornasse referência foi à qualificação e organização da rede de atenção à saúde, pois dá condições para que o programa Melhor Em Casa desenvolva seu papel na assistência domiciliar.

As enfermeiras Tatiane Cifuentes e Claúdia Rocha do HAOC destacaram o trabalho que o município de Teotônio Vilela está desenvolvendo. “Estamos encantadas com o trabalho de atenção no cuidado domiciliar, um serviço estruturado e qualificado”, pontuou.

A coordenadora do Programa Melhor em Casa, Laryssa Mota, apresentou todo fluxo do trabalho da equipe e abriu para discursão sobre a integralidade do cuidado nos serviços de saúde domiciliar e as problemáticas presenciadas pelos municípios. Na parte da tarde, as equipes visitaram os setores de saúde, mostrando que o sucesso das práticas em saúde depende da vinculação entre profissionais, usuários e serviços e, principalmente, de uma gestão comprometida com o bem-estar da população.

Segundo dia – O segundo dia da visita das equipes do MS,  do HAOC e dos 15 municípios iniciou com o Encontro da Rede de Acamados, que acontece mensalmente para a entrega de fraldas aos idosos e acamados do município. As equipes acompanharam os profissionais do Melhor em Casa nas visitas domiciliares com o intuito de compreender todo o fluxo de trabalho da equipe.

O Melhor em Casa é composto por uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros e técnicos, psicólogos, assistentes sociais, dentista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, e fisioterapeuta. O prefeito Joãozinho Pereira e a secretária de Saúde, Izabelle Pereira, agradeceram a presença das equipes e reforçaram o comprometimento dos profissionais da saúde.

“Estamos felizes com a presença de vocês. Foram momentos ricos de fortalecimento de nossas práticas e desenvolvermos novas estratégias para continuarmos avançando em saúde de qualidade e equidade”, afirmou Izabelle.

“Tudo que vivenciamos precisa ser visto como incentivo para continuarmos lutando para melhorar e ampliar os serviços que já desenvolvemos. A gestão está de parabéns por apoiar e investir em uma saúde resolutiva e que realmente funciona”, concluiu a coordenadora do MS Távila Aparecida.