voltar

COSEMS - RO | 15/03/2019

Rondônia realiza Mostra Estadual com participação do Conasems

O município de Porto Velho enfrentou um surto de sarampo que foi controlado graças ao esforço conjunto de profissionais da Atenção Básica e Vigilância em Saúde. Esta foi uma das experiências premiadas durante a Mostra Estadual Rondônia, aqui tem SUS, promovida pelo Conselho de Secretarias de Saúde de Rondônia, nos dias 12 e 13 de março, na capital do Estado.

Rondônia tem 52 municípios e, nesta edição, 20 trabalhos foram expostos. Avaliadores externos, convidados pelo Cosems, escolheram as seis melhores iniciativas que serão apresentadas na Mostra Nacional Brasil, aqui tem SUS. As três com maior pontuação receberam premiação estadual.

Na quita-feira (14), a equipe técnica do Conasems realizou a oficina para auxiliar na formulação dos textos destinados a registrar as experiências. No debate ficou evidente que iniciativas importantes – como a de controle da Sífilis congênita no município de Buritis, ou de organização do trabalho dos agentes comunitários de saúde através da territorialização em Pimenta Bueno – passam desapercebidas pela dificuldade de relatá-las no papel. As duas experiências foram premiadas respectivamente em primeiro e segundo lugar na Mostra Estadual.

Participaram da oficina 16 pessoas, entre gestores e técnicos, que teve como enfoque a criatividade na escrita e a necessidade de mostrar os resultados, reunindo indicadores que destaquem a importância da experiência.