Rodrigo Buarque do Cosems/AL toma posse como 1º vice-presidente da Região Nordeste do Conasems - CONASEMS
voltar

COSEMS - AL | 29/07/2021

Rodrigo Buarque do Cosems/AL toma posse como 1º vice-presidente da Região Nordeste do Conasems

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Rodrigo Buarque tomou posse ontem em Brasília como o primeiro vice-presidente da Região Nordeste junto com a nova Diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A solenidade contou com a reeleição do presidente da instituição Willames Freire, a presença do ministro da Saúde Marcelo Queiroga e da vice-presidente do Cosems Edijária Camilo. Rodrigo destacou a visibilidade que Alagoas ganha, a partir de então, com este fórum de discussão.

O presidente do Cosems/AL destacou que assume o cargo com a missão de agregar forças para discutir as dificuldades, valores, experiências exitosas e principalmente trazer para o Conasems as demandas do Nordeste que, segundo ele, agrega nove estados irmanados pela vontade de fazer mais pelo seu povo. “As regiões Norte e Nordeste são parecidas sobretudo nas dificuldades.

Nas pautas de discussões sobre políticas públicas para a saúde já há um espaço muito forte chamado o Congresso Norte e Nordeste que reúne representantes dos 16 Estados para discutir o fortalecimento do SUS e melhores dias para os usuários destas regiões”. Rodrigo enfatizou a necessidade de tratar as demandas dos Estados do Nordeste seguindo as prioridades de cada um, já que as realidades são adversas, a exemplo de Alagoas, Maranhão e Piauí, considerando as particularidades geográficas.

“Precisamos trabalhar as dificuldades encontradas no nosso Nordeste. Eventos como este nos dão a oportunidade de crescer para tratar o SUS cada vez melhor, principalmente por trazer experiências de todos os Estados, evidenciando a pluralidade brasileira”, reforçou o novo primeiro presidente da região Nordeste, acrescentando que não medirá esforços para retomar a discussão do Norte e Nordeste e fortalecer Alagoas por dias melhores para os usuários do SUS.

O evento contou durante o dia com vfasta programação relacionada a saúde pública, a exemplo da Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, renovação do acordo da Plataforma Zoom, Projeto Plataforma Rede Colaborativa, HAOC/BP, Vigilância em Saúde e aula inaugural do curso “Ser Gestor SUS”.

Fique por dentro das principais notícias da saúde pública de Alagoas. Acesse e inscreva-se no canal da TV Cosems no Youtube: www.youtube.com/user/CosemsAlagoas

Compartilhar