Previne Brasil: COSEMS/TO promove oficina sobre o “Novo Financiamento da APS” para a Região Cantão - CONASEMS
voltar

COSEMS - TO | 05/10/2021

Previne Brasil: COSEMS/TO promove oficina sobre o “Novo Financiamento da APS” para a Região Cantão

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) promoveu entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, para as Secretarias Municipais de Saúde da região “Cantão”, a oficina regionalizada sobre o “Novo Financiamento da Atenção Primária – Programa Previne Brasil”. O encontro ocorreu no município de Paraíso do Tocantins.

Participaram do evento o presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, os diretores Wlkey Fernando Lourenço, Mariana Coelho, o Conselheiro Fiscal, Sinvaldo Moraes, o Secretário de Saúde de Paraíso e anfitrião do evento, Arllérico André, o representante do Ministério da Saúde no Tocantins, Flávio Oliveira, Secretários Municipais de Saúde da Região e técnicos das Gestões.

Durante sua fala, Rondinelly falou sobre a importância de se levar informações sobre o novo financiamento da atenção básica. A Secretaria da qual ele é gestor faz parte da região que recebeu a oficina. “É extremamente gratificante estarmos em casa, aqui no Cantão, recebendo uma Oficina de qualidade como esta. Já realizamos quatro pelo Estado e a quinta aqui em Paraíso. Ainda neste mês promoveremos mais duas. A última está prevista para o início de novembro, fechando assim o ciclo das oito regiões de saúde. Só tenho a agradecer a presença das Gestões e reforçar o nosso compromisso com as Secretarias de Saúde”, disse.

O Diretor do COSEMS-TO, Wilkey Lourenço, Secretário de Saúde de Cristalândia, município que também faz parte da Região Cantão, elogiou a Oficina realizada e destacou a sua importância para as Gestões Municipais. “Foi excelente, principalmente para que os Secretários que entraram agora vejam a importância do Previne Brasil e dos Indicadores, tanto para alcançar os índices como para identificar as condicionalidades da sua população. É através desses indicadores que nós Gestores conhecemos a nossa população. Ao mantê-los atualizados a saúde é reconhecida pelo financiamento e, consequentemente, Gestão é bem vista perante a população”, afirmou.

Para o Coordenador da CGI do COSEMS-TO, Mikael Peixoto, a Oficina Regionalizada é um momento maior de aproximação entre a equipe técnica do Conselho e os Gestores. Ele reforçou ainda a gratidão de poder contribuir com o fortalecimento da atenção básica dos municípios. “Nós da equipe técnica, aqui representada por mim e pela Cátia, e também a equipe de apoio, representada no Cantão pela apoiadora da região Paula Sabrine, temos feito o possível para auxiliar as Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins. É muito gratificante ver esse reconhecimento não só para a gente, mas para todo o COSEMS. Posso definir tudo na palavra amor. Amor pelo que estamos fazendo em conjunto pelo SUS”, declarou.

“Gestão próxima dos Secretários”

A Secretária de Saúde de Pium, Neila Lopes, também fez o uso da palavra para destacar o trabalho que vem sendo realizado pela Diretoria do COSEMS-TO e por toda a equipe técnica. Ela também falou sobre a aproximação das Gestões por parte do Conselho. “Hoje temos visto, por exemplo, a um Presidente muito comprometido com a situação dos Secretários e Secretárias e os resultados estão aparecendo, pois são reais e concretos. Só tenho que elogiar o trabalho de todos, pois sempre somos muito bem atendidos. Isso faz com que a gente se sinta seguro em procura o nosso Conselho”, disse.

Sobre a avaliação da Oficina, Neila afirmou que só a destacar o formato e as explicações promovidas. “Reforço os que todos os municípios falaram, de que foi esclarecedora não só para os novos Secretários, mas também para nós que continuamos. Pela primeira vez tivemos um encontro como o objetivo de elucidar de forma detalhada aspectos de extrema importância apara o nosso dia a dia de Gestão, conforme recomenda o Previne Brasil”, completou.

Anfitrião elogia Oficina

O Secretário de Saúde de Paraíso do Tocantins, Arllérico André, anfitrião do encontro, avaliou como positiva a Oficina e destacou a iniciativa do COSEMS-TO de levar essa capacitação a todas as regiões de saúde do Estado do Tocantins. “Recebemos aqui na nossa cidade Secretários e Profissionais da saúde dos 15 municípios que compõem a região Cantão. Foi de grande importância, pois tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos sobre o novo modelo de financiamento da APS, os tipos de captação, quais as estratégias os municípios precisam adotar para alcançar os indicadores, como ampliar o financiamento para receber mais recursos entre outras informações”, concluiu.

Cronograma das Oficinas Regionalizadas

Outubro

14 e 15: Médio Norte Araguaia – Araguaína
26 e 27 – Sudeste – Dianópolis

Novembro

04 e 05 – Cerrado Tocantins Araguaia – Guaraí

 

Compartilhar