Pioneirismo e qualidade da TV Cosems/AL são exemplos para o país, diz Conasems - CONASEMS
voltar

COSEMS - AL | 16/10/2020

Pioneirismo e qualidade da TV Cosems/AL são exemplos para o país, diz Conasems

A partir da próxima segunda-feira (12) às 11h irão ao ar no Youtube programações inéditas da TV Cosems/AL, lançada nessa sexta-feira (9) pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde no Hotel Jatiúca. O projeto pioneiro no país trará conteúdos diversificados de saúde pública distribuídos em quatro programas: Minuto Cosems (às segundas-feiras), Mulher em Pauta (terças) Repórter Cosems (quartas) e o Bate-papo com o Presidente (às quintas-feiras).
Evento contou com a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), do Cosems do Amazonas, gestores e técnicos municipais e demais autoridades da saúde. O presidente do Cosems Rodrigo Buarque destacou que a iniciativa inovadora foi inspirada na Jornada Solidária proveniente da enchente de março deste ano que culminou com a pandemia da Covid-19.
Segundo ele, a situação levou a entidade, em parceria com as Prefeituras e gestores da Saúde, a arrecadar alimentos, donativos e roupas para os municípios mais atingidos pelo desastre natural. “A partir de então surgiu a ideia, junto à vice-presidente do Cosems/AL Edijária Camilo, de dar mais visibilidade às ações desenvolvidas pelos municípios alagoanos e, para tanto, registramos também o trabalho desenvolvido por alguns municípios no enfrentamento da Covid-19. Com isso nasceu a TV Cosems com a vontade de socializar as ações desenvolvidas pelos municípios em prol de um SUS mais forte e qualificado, focando na Educação Permanente”, reforçou o presidente do Cosems/AL.
Após assistir vídeos sobre cada programa, emocionada, a vice-presidente do Conasems Cristiane Pantaleão destacou que este é o SUS que o país precisa conhecer e que vai se tornar exemplo para o país. “É o primeiro Cosems do Brasil que lança uma TV para mostrar o que temos de melhor no SUS. A equipe do Cosems/AL está dando exemplo para o país quando expõe na tela as dificuldades que nós, trabalhadores do SUS, enfrentamos para dar visibilidade ao SUS que fazemos. O Cosems/AL está mostrando como fazer isso com compromisso e qualidade. A parceria com o Estado (destacada pela rica contribuição da coordenadora da Secretaria Técnica da CIR, Lenise Abreu) é fundamental, uma vez que precisamos estar juntos para cuidar de pessoas”, reforçou.
Cristiane lembrou que 2021 traz alguns desafios com a renovação de gestores e a TV Cosems de Alagoas é melhor ferramenta de educação permanente para ajudar neste processo. “Esta equipe, além dos apoiadores, é exemplo de compromisso com gestores e com as pessoas. Obrigada por ser este exemplo para o país. É um orgulho assistir a esta organização no Estado de Alagoas”, completou.
O presidente do Cosems do Amazonas Januário Carneiro reforçou que Alagoas está adotando uma nova forma de divulgar que o SUS não é um sistema somente com falhas, mas que há gestores e técnicos municipais da Saúde comprometidos com estratégias e planejamento e que têm alcançado resultados para o bem da população. Ele pontuou que a mídia só fala mal da saúde, basta analisar a pesquisa eleitoral que aponta sempre este setor como o maior problema de uma administração pública.
“A TV Cosems de Alagoas é uma iniciativa de vanguarda que vai mudar a forma de como se olha o gestor da Saúde do Estado, já que a sociedade não sabe o que fazemos e, com isso, poderemos divulgar nossas metas alcançadas em larga escala de Comunicação. Peço ao Rodrigo a permissão para copiar e ideia. Precisamos mostrar o quanto trabalhamos e o quanto somos envolvidos com a vida das pessoas”, ressaltou Januário.
Mary Wanderley/Cosems AL
Compartilhar