A nova diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEM/RS), recomposta no dia 12/01, foi oficialmente apresentada durante o evento de Acolhimento dos Novos Gestores 2017, realizado ontem (16/2) no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. O ex-presidente Marcelo Bosio parabenizou a nova diretoria, desejando sucesso no trabalho. “Acredito que veremos uma crescente da participação dos municípios em termos de organização e em representação das instâncias do SUS”, disse.
Bosio ressaltou a importância de os novos gestores participarem do COSEMS/RS. “Esse espaço é nosso e é onde os principais debates de políticas públicas nascem”, destacou. Para ele, os municípios já estão em um patamar mais avançado dentro do debate, não mais recebendo de forma passiva tudo que o Ministério da Saúde ou o Estado estabelecem como políticas. “Hoje os municípios têm o seu espaço, fazem o debate, constroem políticas em conjunto e esse fortalecimento é uma responsabilidade de todos nós”, afirmou. “Se nós, gestores municipais, não nos conscientizarmos disso, certamente teremos um retrocesso em termos de representatividade.”
Além disso, Bosio reforça que o COSEMS/RS é um espaço importante para aconstrução das políticas conectadas com a realidade dos municípios, por isso é fundamental que os gestores invistam tempo e participem das reuniões da entidade. “Sei que às vezes há dificuldades para liberar passagens e diárias para as viagens, mas esse é o debate que vocês tem que fazer, esse é o espaço em que construímos e que ajuda muito na gestão municipal.”
Bosio também agradeceu aos demais membros da diretoria da sua gestão. “Foi um momento profissionalmente muito rico e espero ter cumprido o meu papel”, declarou. “Desejo boa sorte ao Diego e que ele possa fazer a condução da entidade para que possamos ter um belo Congresso, eleger novamente uma diretoria que continuará a conduzir o processo. Sucesso para vocês, parabéns e muito obrigado a todos.”
Novo presidente do COSEMS/RS, o secretário da Saúde de Piratini, Diego Espindola, disse estar ciente da importância do compromisso assumido que, além de gerir a saúde em seu município, apoiar a todos os gestores do Estado. “Ser secretário da saúde é uma missão. Não é protocolar, não é status. É para ajudar a melhorar a vida das pessoas. Então, se nós não melhorarmos a vida das pessoas, não precisamos ser secretários de saúde. Não podemos ser secretários de saúde apenas para ter um cargo político. Nossa missão é muito maior que isso.”
Promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) e pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Acolhimento de Novos Gestores 2017 reuniu mais de 450 gestores municipais de Saúde e um público total que superou a 550 participantes.
NOVA DIRETORIA DO COSEMS/RS
PRESIDENTE
Diego Espindola
Secretário da Saúde de Piratini
1º VICE-PRESIDENTE
ErnoHarzheim
Secretário da Saúde de Porto Alegre
2º VICE-PRESIDENTE
Marcos Roberto Petri
Secretário Municipal da Saúde de Victor Graeff
1ª SECRETÁRIA
Rosane da Rosa
Secretária da Saúde de Farroupilha
2ª SECRETÁRIA
Ana Maria Rodrigues
Secretária da Saúde de Montenegro
1ª TESOUREIRA
Ana Paula Goularte Macedo
Secretária da Saúde de Estância Velha
2º TESOUREIRO
Emerson ArliMagni da Silva
Secretário da Saúde de Osório
CONSELHO FISCAL
TITULARES
Paulo Fernandes
Secretário Municipal da Saúde de Palmeiras das Missões
Celso Acosta Caetano
Secretário Municipal da Saúde de Rio Grande
Dalvi Soares de Freitas
Secretário Municipal da Saúde de São Jerônimo
SUPLENTES
Maria Ester PoerschGriebler
Secretária Municipal da Saúde de Bom Princípio
SinaraDhiel
Secretária Municipal da Saúde de Sinimbu
Maria Eliane Jensen
Secretária Municipal da Saúde de Nova Santa Rita