voltar

COSEMS - RN | 14/06/2019

Cosems/RN participa de abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde

Durante sua fala na mesa de abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde (CES) do Rio Grande do Norte, evento realizado em Natal, entre os dias 11 e 13 de junho de 2019, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia, conclamou aos presentes para que não deixem o Sistema Único de Saúde – “SUS morrer”.

“Precisamos compreender que não temos lados opostos. Temos pessoas que lidam e cuidam de pessoas: usuários, prestadores, gestores e trabalhadores, e essas pessoas precisam estar juntas”, destacou a presidente em sua fala. Maria Eliza Garcia também frisou o difícil momento em que passa o SUS no cenário nacional, principalmente na questão do subfinanciamento e na violação dos direitos adquiridos.

Quase terminando sua fala, a presidente Maria Eliza Garcia reforçou a importância da união dos militantes do Sistema Único de Saúde: “Temos todos que pensarmos num mesmo fim, que é a melhor qualidade do SUS em nosso Brasil. Não vamos deixar o SUS morrer”.

A mesa de autoridades da cerimônia de abertura da 9ª CES contou com a participação de várias outras autoridades, dentre elas: o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto; o secretário estadual de saúde e presidente da 9ª Conferência Estadual de Saúde, Cipriano Maia; a presidente do Conselho Estadual de Saúde e coordenadora geral da 9ª CES, Geolipia Jacinto; o secretário municipal de saúde de Natal, George Antunes; o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso; a procuradora regional do trabalho da 21ª região, Ileana Neiva Mousinho; a promotora de justiça, Iara Maria Pinheiro; o representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Antônio de Lisboa Costa; e a representante do Núcleo do Ministério da Saúde no RN, Luciana Lopes.

 

Via Cosems/RN