voltar

COSEMS - BA | 12/04/2019

Mostra “COSEMS BAHIA, Aqui tem SUS” reuniu 158 trabalhos

A maior mostra já realizada pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) chegou ao fim. A “Mostra COSEMS Bahia, Aqui tem SUS” teve 158 trabalhos apresentados, com temas diversos, envolvendo 69 municípios, e pontos em comum: o orgulho de ter a saúde como possibilidade de transformação, melhoria nas condições de vida da população e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado nesta quinta-feira (11), no espaço criado especialmente para a apresentação dos trabalhos, no pátio da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. Para a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, o resultado desta mostra é mais uma prova do comprometimento de todos com o fortalecimento do SUS. “Estou muito feliz, pois estamos dando visibilidade para ações que realmente mudam a realidade de nossa população”, comemorou.

Uma banca formada por 14 avaliadores representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), da Secretaria da Saúde da Bahia (SESAB), Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS/BA), Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) analisou todos os trabalhos apresentados e os 36 mais bem pontuados vão representar a Bahia na “Mostra Brasil, Aqui tem SUS”, que ocorrerá dentro do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 2 a 5 de julho, em Brasília. Todas as experiências apresentadas na mostra receberão certificados digitais com autor e coautores.

A presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, anunciou que o conselho buscará uma forma para que todos os trabalhos apresentados sejam publicados. “Hoje é realmente um dia de muita emoção. Nunca vimos uma mobilização como esta. Este é o SUS que dá certo, essas são as gestões que inovam nas soluções para garantir o direito à saúde e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Sabemos do esforço dos municípios para estarem aqui. Por isso, este conselho vai buscar uma forma de garantir que todos os trabalhos apresentados na mostra sejam publicados”, comemorou Stela.

A Região de Saúde que mais inscreveu trabalhos foi a Centro Leste, com 37, seguida da Leste com 29; Sul com 24; Sudoeste com 21; Extremo Sul com 13; Centro Norte com 11, Oeste com 9, Nordeste com 7 e Norte com 4, além de 5 trabalhos inscritos pelos apoiadores/assessores do COSEMS e 4 do Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). Quanto à temática, foram inscritos 94 trabalhos referentes à Atenção Básica; 20 de Vigilância em Saúde no Município; 20 de Planejamento; 16 de Gestão do Trabalho e Educação Permanente; 3 de Regulação; 2 de Participação da Comunidade e 2 de Judicialização.

Via COSEMS Bahia