voltar

COSEMS - BA | 26/07/2019

Mais de 300 pessoas participam da abertura Congresso Cosems/BA

A abertura oficial do 7° Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Bahia – Governança, Regionalização e Financiamento, reuniu mais de 300 pessoas, dentre secretários municipais de saúde, profissionais da área e autoridades. A solenidade foi realizada na noite desta terça-feira (23), no auditório da UPB, em Salvador. Conduzido pela presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de saúde da Bahia (COSEMS/BA), a cerimônia contou com a presença do secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, do presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do ex-presidente e atual secretário executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira, do promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da saúde (Cesau) do Ministério Público da Bahia (MPBA), Rogério Queiroz, da superintendente da OSID, Maria Rita Lopes Pontes, do deputado federal Jorge Solla e do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Ricardo Mendonça.
 
O primeiro dia do congresso também foi marcado pela entrega do Prêmio Irmã Dulce para as 36 experiências exitosas realizadas em municípios baianos que representaram o estado no Congresso Nacional, em Brasília. Neste segundo dia de atividades, a programação foi iniciada com a reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). À tarde será realizada a Assembleia Ordinária e Eleição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e membros representantes do COSEMS/BA na CIB. A programação será encerrada com a palestra “Emendas parlamentares, captação de recursos, execução e prestação de contas”, ministrada pela assessora técnica do CONASEMS, Alessandra Giseli Matias.
Stela Souza é reeleita presidente do COSEMS/BA

Stela Souza, secretária municipal de Saúde de Itaparica, foi reeleita presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA). Além da presidente, a nova diretoria foi eleita por aclamação durante a Assembleia Geral Ordinária do conselho, realizada nesta quarta-feira (24), em Salvador. Além da nova diretoria, também foram eleitos os membros do Conselho Fiscal e os membros representantes do COSEMS/BA na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Aclamada e muito aplaudida pela recondução ao cargo, Stela Souza agradeceu emocionada às homenagens. “Vocês sabem da luta. É muita responsabilidade, é muito compromisso. Com certeza é missão. Este não era o meu plano, mas eu acredito que era o plano de Deus. Por vocês, pelos pedidos, por várias conversas que tivemos, senti que precisávamos de mais esse tempo. O momento é difícil, mas estamos juntos. Não me negarei a nenhuma discussão. Junto com a nova diretoria, seguiremos na luta, no embate e na busca pela melhoria da saúde do nosso povo”, disse.

A presidente, a nova diretoria executiva, os membros do Conselho Fiscal e os membros representantes do COSEMS/BA na CIB foram eleitos para o Biênio 2019-2021 e assumem a partir do dia 1º de setembro de 2019.

Clique aqui e confira a nova composição.