II Mostra “Pará aqui tem SUS”: confira as experiências selecionadas na etapa final - CONASEMS
voltar

COSEMS - PA | 19/05/2022

II Mostra “Pará aqui tem SUS”: confira as experiências selecionadas na etapa final

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA) divulgou nesta quinta-feira, 12, durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o resultado das 10 experiências exitosas apresentadas na II Mostra “Pará aqui tem SUS” e que vão representar o Estado na  17ª Mostra “Brasil aqui tem SUS”, realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Campo Grande/MS. O evento contou com a participação de 70 experiências exitosas em saúde, apresentadas pelos profissionais que atuam na gestão municipal.

As experiências foram referentes às temáticas: Gestão e Planejamento do SUS; Controle Social e Participação da Comunidade na Saúde; Financiamento e o Fundo Municipal de Saúde; Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Judicialização da Saúde no Município; Atenção Básica; Modelo de Atenção à Saúde; Saúde Reprodutiva; Vigilância em Saúde; Regulação do SUS; Gestão da Assistência Farmacêutica; Regionalização; Governança Regional e Saúde Digital.

Para a assistente social Luciana Romão, que coordena a Regulação do município de Canaã dos Carajá, a Mostra funciona como valorização e incentivo. “Ser escolhido entre mais de 100 trabalhos, ir para final e ficar entre os dez é muito gratificante. Foi muito esforço e trabalho de uma equipe. Isso nos encoraja a cada dia prosseguir o trabalho e buscar experiências inovadoras como a que apresentamos”, reforçou.

O coordenador de Planejamento em Saúde de Vitória do Xingu, Vinicius Santos, agradeceu a gestão do município pelo estímulo e apoio para sua participação na Mostra. “Essa será uma oportunidade ímpar, pois vamos mostrar ao Brasil que o Pará tem serviços de saúde de qualidade e experiências que servem de exemplo. O planejamento, investimento e constante monitoramento prova que o SUS pode ser de fato efetivo e vencer as barreiras impostas pelas peculiaridades da região amazônica,” destacou.

Paralelo ao resultado, o presidente do Cosems-PA, Charles Tocantins, ampliou a seleção de trabalhos apresentados na Mostra. Além daqueles que foram submetidos às três bancas de avaliadores, outras 10 foram selecionadas para exposição no Congresso Nacional Norte-Nordeste, que vai ocorrer em Aracajú no mês de novembro. “Foi um grande dia, pois tivemos apresentações de experiências de qualidade além dos selecionados. Quero dizer que todos os profissionais que participaram dessa Mostra podem se considerar vitoriosos e dignos de reconhecimento”, completou.

Confira as experiências exitosas premiadas nesta segunda edição da Mostra “Pará aqui tem SUS”:  https://docs.google.com/presentation/d/1P9PcO3yfdDh-uPcYTY8znkA1hELo71Fk/edit?usp=sharing&ouid=116733379304241406826&rtpof=true&sd=true

 

Informações via Cosems/PA

Compartilhar