I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares - CONASEMS
voltar

COSEMS - RJ | 16/03/2018

I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares

O CONASEMS foi representado pelo COSEMS RJ no I Congrsso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares, evento que teve abertura no Rio de Janeiro nos dias 12 e 13 de março.

Na programação do dia 13 de março, Tereza Cristina Abrahão Fernandes, vice presidente do Cosems RJ e Gestora da Saúde do município de Silva Jardim RJ, participou da mesa Contribuições participativas como estratégias de apoio na implantação e implementação das PICS.

Estrutura e composição da mesa:

Moderador: Deputado Federal Giovani Cherini (FrenteParlamentar Mista de PICS)

Simone Maria Leite (ANEPS)

Wilen Heil e Silva (Conselho Nacional de Saúde – Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – CIPPSPICS/CNS)

Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro – SES-RJ / Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass)

Tereza Cristina Abrahão Fernandes (Secretaria Mun. de Saúde de Silva Jardim/RJ / Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems)

Paulo Zilkowski (Confederação Nacional de Municípios – CNM)

Tereza teve a oportunidade de apresentar o Conasems como apoio importante na formulação de políticas direcionadas à institucionalização das abordagens terapêuticas integrais e utilizadas pelo Sistema Único de Saúde.

Foi um espaço para o Conasems apresentar o web doc, experiência premiada na 14ª Mostra Brasil aqui tem SUS, ilustrando as ações e práticas alternativas dentro da atenção básica, no município de Araçoiaba, Estado de Pernambuco:

PRÁTICAS COMPLEMENTARES SHANTALA E OFURÔ COM BEBÊS

Autores:

KELLYDA MICHELYNNE CARNEIRO DE OLIVEIRA, EMMANUELA MONIQUE BEZERRA DE MELO, PATRICIA LUIZA

Compartilhar