voltar

COSEMS - CE | 13/09/2019

Gestores e apoiadores participam de reuniões em Fortaleza

COSEMS/CE teve dia de mobilizações e discussões em várias frentes na saúde pública junto ao estado

A quinta-feira (12) começou com a apresentação do IISeminário do Projeto Nascer no Ceará, para gestores municipais e estaduais das maternidades, diretores dos hospitais polo e coordenadores das regionais de saúde, no auditório do Hotel Plaza Suítes, em Fortaleza. O encontro buscou apresentar as ações realizadas na primeira fase do Projeto, como a análise situacional das vinte e duas regiões, observando como estão sendo feito os
processos de pré-natal, acompanhamento obstétrico, como também, questões que
levam a morte materno-infantil.

Como parte do processo de continuidade, Silvana Napoleão, coordenadora do Programa, apresentou para os pontos que integrarão a segunda fase de ações, como a integração das Redes de Atenção e visitas de diagnóstico, fazendo com que o estado passe a “abraçar as gestantes de alto risco”, segundo ela.

A diretoria executiva do COSEMS/CE, esteve representada pelo vice-presidente, Rilson Andrade; o secretário de articulação interinstitucional, André Barreto Esmeraldo e a secretária geral, Zuila Maciel, além de cerca de 30 secretários municipais atuantes nas proposições.

Apoiadores

No período da tarde, os apoiadores da Rede Colaborativa e a coordenadora do projeto no estado, Virgínia Justa, estiveram reunidos na sede do COSEMS/CE para o encontro mensal e balanço de atividades. Foram discutidas pautas internas como a situação das ajudas de custo; o curso de aperfeiçoamento na área da Atenção Básica oferecida aos apoiadores pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz; o balanço dos Ciclos de Debates – DigiSUS, que tiveram ótimo reconhecimento pelas regionais e municípios, entre outros temas.

O encontro teve início com a participação da presidente do COSEMS, Sayonara Cidade, esclarecendo pautas que atualmente merecem destaque , como o desempenho das equipes do Programa Saúde da Família nas ações de cadastro familiar, o Programa Médicos da Família Ceará e os debates em torno das dificuldades na produção e distribuição dos Imunobiológicos pelo Ministério da Saúde e de como as entidades municipais, estaduais e nacionais atuarão nesse processo. De maneira paralela, membros da diretoria executiva e Cesau, realizaram uma reunião de articulação com representantes da SESA, também na sede da entidade. O Conselho Fiscal também se reuniu para organização da prestação de contas da entidade.

Reunião Ampliada do Cosems CE

Contou com a presença de 100 secretários e 35 técnicos, tendo como pauta, aplicação de emendas e novo financiamento da Atenção primária