Em evento para prefeitos, COSEMS/BA destaca importância da participação dos gestores nas discussões sobre o SUS - CONASEMS
voltar

COSEMS - BA | 19/03/2018

Em evento para prefeitos, COSEMS/BA destaca importância da participação dos gestores nas discussões sobre o SUS

Com o objetivo de mostrar suas realizações, seus espaços de atuação e sensibilizar os prefeitos para dar maior apoio à presença dos secretários(as) nos espaços colegiados do Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) participou, nos dias 16 e 17 de março, do 6º Encontro de Prefeitos “Municípios Inteligentes” no SENAI/CIMATEC, em Salvador.

Para isso, o Conselho não mediu esforços através de ações como a entrega de informativos institucionais em estande personalizado, a articulação corpo a corpo junto aos secretários municipais de Saúde e prefeitos da Bahia e o debate qualificado sobre Saúde Eficiente no SUS em painel sobre o tema que constou na programação de sábado (17/03) do evento.

No estande, o COSEMS/BA forneceu informações aos gestores municipais sobre os serviços realizados pela instituição colegiada, com banners expostos e distribuição de panfletos e material específico sobre o trabalho realizado pela Equipe de Apoio Institucional do Conselho. A presença diversificada de prefeitos e secretários foi ressaltada pela diretora de Articulação Regional do COSEMS/BA, Denise Mascarenhas. “Viemos aqui para fortalecer cada vez mais a presença do COSEMS/BA e acolher os prefeitos para que, junto conosco, possamos fortalecer cada vez mais o SUS na nossa Bahia”.

Um dos gestores executivos que fizeram questão de visitar o estande do COSEM/BA e apoiar o trabalho feito no Conselho para que mais secretários possam participar das esferas de decisão da Saúde, como as CIRs (Comissões Intergestores Regionais), Reunião Ampliada de Diretoria do COSEMS/BA e CIB (Comissão Intergestores Bipartite) foi a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda. ” Quero pedir a todos os colegas prefeitos do estado da Bahia que possam entender o que é o COSEMS e permitam que os seus secretários participem das experiências trocadas junto a este Conselho, que tem uma grande estrutura disponível para nos ajudar. As experiências trocadas nessas reuniões significam muito para o avanço da saúde nos municípios. E eu tenho visto isso de perto porque tenho a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza, como secretária de Saúde de Itaparica.”

Painel Saúde Eficiente

Outro momento importante da atuação do COSEMS/BA no 6º Encontro de Prefeitos foi a condução efetiva de membros do COSEMS/BA no Painel “Saúde Eficiente, Município Inteligente”. A diretora financeira do COSEMS/BA e secretária de Saúde de Coribe, Jacqueline Bomfim, e a secretária de Saúde de Madre de Deus e membro CIB pelo COSEMS/BA, Rosania Rabelo, estiveram à frente dos debates junto com o prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa.

Rosania expôs a experiência exitosa de Madre de Deus no tocante à informatização da Saúde. “Eu trouxe para a mesa uma inovação que o município de Madre vem produzindo desde 2015, antes do E-SUS Gestor. O projeto Madre Total, uma iniciativa da gestão do prefeito Jeferson Andrade, colaborou com a informatização da Saúde através do cadastro dos munícipes, o que ajudou a reconhecer a comunidade principalmente no tocante à saúde primária”.

Atuante no SUS há 26 anos, a diretora Jacqueline reafirmou o papel dos secretários municipais na consolidação das políticas públicas voltadas ao SUS. “Precisamos estabelecer mecanismos inovadores, efetivos, eficazes e eficientes que ampliem a qualidade, a resolutividade e a humanização dos diversos aspectos da atenção à Saúde”, avaliou.

Mais informações:

Ricardo Bial: 99129-1243 (Assessoria de Comunicação)

Rafael Barreto: 99226-9995 (Assessoria de Comunicação)

Compartilhar