Diretoria Executiva do Cosems-PI tem reunião com representante do Conasems - CONASEMS
voltar

COSEMS - PI | 15/10/2021

Diretoria Executiva do Cosems-PI tem reunião com representante do Conasems

A Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI) reuniu-se, nesta quarta-feira (13), com o Diretor Financeiro do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida, para tratar sobre demandas referentes à saúde pública nos municípios. A reunião teve como objetivo fortalecer a atuação do Cosems-PI no Estado e proporcionar a integração entre a Diretoria e os gestores municipais de Saúde.

Na oportunidade, a Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Oeiras, Auridene Moreira, destacou a importância das reuniões periódicas da Diretoria da entidade. “O objetivo é gerar um produto positivo para que a gente possa dar um novo direcionamento das atividades e mais que nunca termos todos os diretores unidos pelo interesse da Saúde em todo o estado”, disse.

A gestora pontuou, ainda, a relevância dos diretores que compõem a entidade para o desenvolvimento da Saúde em todas as regiões. “Quando escolhemos o perfil dos diretores nos territórios, avaliamos a representatividade de cada um para que pudéssemos garantir uma melhor atuação, confiança no trabalho e interesse em aplicar sua capacidade técnica para melhorar a saúde ofertada nos municípios de toda a região”, afirmou.

Já o Diretor Financeiro do Conasems, Hisham Hamida, ressaltou a importância de todos os gestores atuarem em prol da saúde nos municípios. “Essa união fortalece também a representação junto aos órgãos deliberativos em nível de Estado e Nacional, como a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde”, acrescentou.

“O objetivo de chamar o Conasems aqui foi fortalecer nossa Diretoria, as atividades que realizamos para conseguir proporcionar o melhor para a saúde municipal em todo o estado. Reforçando que todos os diretores e todos os gestores municipais têm voz e espaço para o posicionamento e para discutir o aprimoramento da prestação de serviços em saúde em todos os municípios”, destacou Leopoldina Cipriano, Vice-presidente do Cosems-PI e SMS de Miguel Alves.

Durante a reunião, foram relacionadas, também, as demandas para a reunião com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que aconteceu logo após a reunião da Diretoria. Entre as pautas elencadas, o cofinanciamento dos serviços de Saúde no Estado do Piauí.

De acordo com Auridene Moreira, Presidente do Cosems-PI, “vamos reivindicar o reajuste do parcelamento do cofinanciamento da saúde que vem sendo feito pelo Estado, para dirimir os prejuízos que os municípios estão tendo, mantendo serviços que foram criados após a definição das parcelas atuais”, evidenciou.

Compartilhar