Diretores do Cosems/MG visitam o Núcleo Pedagógico BH do Conasems - CONASEMS
voltar

COSEMS - MG | 15/12/2021

Diretores do Cosems/MG visitam o Núcleo Pedagógico BH do Conasems

Na última sexta-feira (10), os diretores do Cosems/MG, acompanhados pela Coordenadora da Atenção Primária do município de Nanuque, foram recebidos para uma visita técnica no Núcleo Pedagógico BH do Conasems.

Na ocasião, Ricardo Almeida Viana, vice-presidente do Cosems/MG disse que foi bastante elogiado o trabalho desenvolvido no Projeto Mais Conasems durante sua visita em Brasília-DF, sendo estimulado a conhecer e de apresentar demandas educacionais locais para que o Núcleo educacional do Conasems (Nead) pudesse ajudá-los a desenvolver. “Vim esperando algo bom, mas encontrei algo bem melhor”. disse. O tesoureiro do Cosems/MG, Edson Alves de Oliveira, elogiou as instalações visitadas, assim como a coordenadora de Nanuque, Nayama Moura Pereira.

A gestora do Nead,  Marta Lima, fez uma breve apresentação sobre a criação do núcleo pelo Conasems, sua relevância para o fortalecimento do SUS nos municípios assim como sua importância para o desenvolvimento dos processos educacionais voltados para os profissionais de saúde que trabalham nas secretarias municipais de saúde do país inteiro.

O gestor educacional do Nead, Rubensmidt Riani, também apresentou os cursos já realizados com a participação do Nead: o ImunizaSUS voltado para as 38000 salas de vacinas do SUS ( mais de 20 mil alunos) e a formação de tutores para os cursos do ImunizaSUS e do “Ser Gestor”. Atualmente, o Núcleo vem se preparando para o desenvolvimento em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Sul dos cursos técnicos voltados para os agentes de saúde, dentro do Programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde, do qual o Conasems é parceiro. Serão mais de 200 mil alunos em todo o Brasil. Rubensmidt reafirmou o compromisso do Conasems, por meio do Nead, com os avanços dos processos de trabalho dos profissionais de saúde por meio da educação permanente e fortalecimento das ações voltadas para a Atenção Básica nos municípios.

A coordenadora pedagógica do Nead, também esclareceu o processo de desenvolvimento e produção das aulas pelos vários profissionais do Nead. Assinalou a importância de um bom material didático para a adesão ao processo de educação a distância e esclareceu sobre a concepção educacional adotada. Sobre a metodologia educacional desenvolvida pelo Nead, os diretores e a coordenadora visitantes foram unânimes em reconhecer o acerto e a forma mais propícia para o estímulo de estudo para os profissionais que estão “na ponta do sistema”.

Nas conversas animadas e troca de experiências feitas foram criadas algumas possibilidades de intercâmbio técnico e de fortalecimento das ações desempenhadas pelo Núcleo do Conasems. Finalizando a visita, Ricardo Almeida se prontificou a conversar com o Presidente e com o Secretário Executivo do Conasems para o aprofundamento de ações conjuntas no Estado, na área educacional, notadamente da educação permanente.

Compartilhar