Diretor do Cosems-AL destaca importância do acolhimento na Rede de Atenção Psicossocial - CONASEMS
voltar

COSEMS - AL | 22/06/2022

Diretor do Cosems-AL destaca importância do acolhimento na Rede de Atenção Psicossocial

O diretor do Cosems-AL e secretário de Saúde de Murici, Ewerton Matias, expôs ontem na V Conferência Estadual de Saúde Mental, sobre a politica em questão como direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS. Ewerton destacou a importância da Rede de Atenção Psicossocial enquanto espaço acolhedor.

“A Rede é consolidada por nós, profissionais de Saúde,  comunidade e sujeito. Portanto  precisa ser uma rede de afeto e cuidado e não apenas de serviços,  mas construída e constituída a partir das necessidades das pessoas”, reforçou o diretor do Cosems-AL acrescentando que Murici foi o primeiro município do Estado a implantar leitos de Saúde Mental Masculino e Feminino em Hospital Geral.

A secretária executiva do Cosems-AL, Katia Betina, foi uma das debatedoras sobre o assunto e pontuou a  necessidade da escuta, acolhimento e humanização na saúde mental. O evento,  promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) ocorre até esta quarta-feira no Centro de Convenções e reúne  representantes da sociedade como os trabalhadores,  gestores/ prestadores e usuário.

Os objetivo da Conferência são, entre outros, discutir políticas públicas para a saúde mental em Alagoas, propostas para a manutenção dos direitos já adquiridos e sobretudo o fortalecimento do controle social.  A diretora do Centro de Diagnóstico e Imagem (Cedim) Katia Born coordenou o debate no eixo sobre Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade.

Compartilhar