COSEMS/MG realiza cerimônia de posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal - CONASEMS
voltar

COSEMS - MG | 19/05/2017

COSEMS/MG realiza cerimônia de posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal

O Conselho de Secretárias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) realizou na última terça-feira, dia 16 de maio, a solenidade de posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal do (COSEMS/MG), biênio 2017/2019. O evento aconteceu na capital mineira, no Othon Palace Hotel.

Cerca de 200 convidados, entre eles, secretários (as) municipais de saúde, novos membros da diretorias regionais e apoiadores, além de autoridades como deputados estaduais, representantes de conselhos de classe e representantes da saúde no Estado, estiveram presentes à cerimônia que, ao final, contou ainda com um delicioso coquetel para brindar a ocasião.

Após a assinatura do termo de posse, a então presidente do COSEMS/MG, a gestora municipal de saúde de Ipatinga, Kátia Barbalho Diniz Costa, transferiu o cargo ao presidente eleito, Eduardo Luiz da Silva, secretário municipal de Taiobeiras, que foi aclamado com uma salva de palmas pelos presentes.

assinatura

Em tom de agradecimento, o presidente empossado, Eduardo Luiz da Silva, saudou a todos os componentes da mesa e enfatizou sobre os principais desafios a serem superados no próximo biênio, tendo em vista a escassa verba destinada à saúde local e nacional.

“Nunca antes na história do COSEMS/MG tivemos uma eleição tão acirrada e tão competitiva como esta, não por nossa vontade, mas por conta da situação delicada que a saúde de Minas vive. Acreditamos que os 853 municípios precisam estar, ainda mais unidos, para que a gente possa fazer uma saúde de qualidade em nosso Estado”.

Eduardo ressaltou a importância da união de forças no atual momento e pediu total apoio das entidades e autoridades que representam a saúde no Estado e no país que estavam presentes na ocasião, tais como: o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde Francisco de Assis Figueiredo; o presidente do CONASEMS Mauro Guimarães Junqueira; o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, o dep. Carlos Pimenta; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Renato Luís Dresch; o dep. Estadual Arlen Santiago; o Chefe do SEAUD/MS/MG João Batista da Silva; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde Ederson Alves da Silva; e o superintendente da Associação Mineira de Municípios (AMM) Rodrigo Franco, representando o presidente da Associação o prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

“Ficamos muito felizes porque todos entenderam o momento que o COSEMS/MG estava vivenciado e a real necessidade de mantermos um órgão propositivo, que não estivesse nas mãos do Estado e que realmente cumprisse o seu papel que é o de defender o direito dos 853 municípios e propor políticas e ações de saúde de qualidade para a população mineira”, afirma Eduardo.

Um agradecimento especial foi destinado à ex-presidente do COSEMS/MG, Kátia Barbalho Diniz Costa, que segundo Eduardo, abdicou de seus projetos pessoais para encapar o projeto e teve coragem para fazer com que a eleição acontecesse dentro do prazo e trâmites corretos. Eduardo ressaltou ainda o empenho e zelo o vice-presidente empossado COSEMS/MG que terá papel fundamental para uma gestão ainda mais ética e profissional.

“Pretendemos caminhar de braços dados com todos vocês e estabelecer um diálogo para que a gente possa, com muita tranquilidade e respeito aos 853 municípios, termos coragem de falar qual é o tamanho da saúde que queremos para nosso Estado. Não podemos mais, ficar brincando que amanhã nós pagamos e o dinheiro não chega. O dinheiro que nos é direito precisa chegar aos municípios de forma correta”, afirmou.

Convocou todos os membros da atual diretoria e os novos membros do Conselho Fiscal do órgão e os 28 diretorias Regionais do COSEMS MG a caminharem de braços dados para a continuidade de um trabalho sério pautado pelo bom senso e profissionalismo. Eduardo agradeceu ainda a toda a equipe de profissionais que atuam nas regionais COSEMS e no nível central do órgão. “Sem vocês a gente nunca terá êxito em nossos desafios. Continuamos contando com o empenho de todos”.

CERIMÔNIA – A mesa foi composta pela então presidente da instituição Kátia Barbalho Diniz Costa, pelo presidente empossado Eduardo Luiz da Silva, pelo vice-presidente Hermógenes Vaneli, pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde Francisco de Assis Figueiredo, pelo presidente do CONASEMS Mauro Guimarães Junqueira, pelo prefeito do município de Taiobeiras Danilo Mendes, pelo presidente da Comissão de Saúde da ALMG o dep. Carlos Pimenta, pelo dep. Estadual Arlen Santiago, pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, pelo membro do Conselho Fiscal do COSEMS MG Edinardo Rodrigues Lopes, e pelo superintendente da AMM Rodrigo Franco, representando o presidente da Associação o prefeito de Moema Julvan Lacerda.

Kátia Barbalho Diniz Costa enfatizou em sua fala a necessidade de o COSEMS MG continuar lutando pela união dos municípios. “Sabemos que passaremos por um período bastante desafiador, considerando o cenário político e financeiro que o nosso país e Estado enfrentam, portanto, caberá à nova diretoria executiva do COSEMS/MG ao lado dos 853 municípios, a função de ampliar as discussões para a formatação e planejamento de ações de saúde que mantenham Minas Gerais fortalecida”, ressalta Kátia.

O presidente do COSEMS Regional de Juiz de Fora e secretário municipal de saúde de Goianá, Lúcio Alvim, representando os 28 presidentes regionais ressaltou que o período eleitoral do COSEMS MG foi único e que apesar das dificuldades enfrentadas, juntos eles conseguiram ultrapassar as dificuldades e reafirmou a importância de os municípios permanecerem juntos nessa trajetória sempre em prol de um SUS cada vez melhor.

Edinardo Rodrigo Lopes, representando o Conselho Fiscal e secretário municipal de saúde de Coração de Jesus, afirmou que a nova diretoria do COSEMS MG tem no Conselho Fiscal um aliado para uma gestão eficiente na fiscalização dos recursos financeiros atribuídos ao COSEMS MG.

O prefeito do município de Taiobeiras, Danilo Mendes, afirmou que essa é uma conquista de todos os municípios, já que a esperança segundo ele está sobre a nova diretoria do COSEMS MG a responsabilidade de cobrar do Estado o repasse aos municípios dos recursos financeiros em atraso.

Mauro Guimarães Junqueira, secretário municipal de saúde de Carmo de Minas abriu sua fala agradecendo Kátia pelo trabalho desenvolvido durante sua gestão. E frisou que a diretoria do COSEMS MG deve assumir o seu papel de representante dos municípios de Minas Gerais nas instancias deliberativas e chamou a todos os 853 secretários (as) municipais de saúde para serem um e fortalecerem os espaços regionais.

Francisco de Assis Figueiredo externou o desejo de se tornar um grande parceiro do COSEMS MG e dos 853 municípios de Minas e enfatizou a necessidade de construir juntos, uma saúde melhor para os mineiros. Francisco também se prontificou a resolver todos os problemas de UPA’s e Atenção Básica que os municípios enfrentam e ainda se ofereceu a discutir as questões relacionadas à média e alta complexidade.

Via COSEMS/MG

Compartilhar