COSEMS/TO promove oficina sobre o “Novo Financiamento da APS” para a Região Médio Norte - CONASEMS
voltar

COSEMS - TO | 18/10/2021

COSEMS/TO promove oficina sobre o “Novo Financiamento da APS” para a Região Médio Norte

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) promoveu entre os dias 14 e 15 de outubro, para as Secretarias Municipais de Saúde da região “Médio Norte”, a oficina regionalizada sobre o “Novo Financiamento da Atenção Primária – Programa Previne Brasil”. O encontro ocorreu no município de Araguaína.

Participaram do evento o presidente do COSEMS-TO, Rondinelly Souza, o vice-presidente, Jair Pereira Lima, os diretores Amilton Pereira Lopes, Ana Paula Abadia, anfitriã do evento, Lucione de Oliveira Negre, os Conselheiros Israel Leite Furtado e Samara dos Santos Rezende Feitosa, o Superintendente do Ministério da Saúde no Tocantins (SEMS-TO), Luscleide Nazareno Mota, Secretários Municipais de Saúde da Região e técnicos das Gestões.

Em sua fala, Rondinelly explicou que esta é a sétima oficina regionalizada promovida pelo COSEMS-TO aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde. Ele destacou o trabalho da equipe técnica e de apoio do Conselho e reforçou o compromisso de estar cada vez mais próximo das Gestões. “Nossa Diretoria tem trabalho para levar o máximo de benefícios às nossas Secretarias. Quem está na ponta sabe o quanto é necessário ações como essa, principalmente quando elas chegam até os Gestores. Parabenizo também cada Secretário e cada profissional da saúde que esteve presente conosco nesta capacitação. Até novembro vamos conseguir finalizar todas as regiões de saúde”, afirmou.

Para Luscleide o evento superou todas as expectativas. Ele reforçou que o COSEMS-TO pode contar com o total apoio da SEMS-TO, para ajudar no que for possível. “Acompanhei o Presidente Rondinelly, o vice Jair e todos os Diretores e Diretoras. Foi um evento muito bom e produtivo. Gostei imensamente de ter participado e continuamos aqui, à disposição”, declarou.

A apoiadora da Região, Maria da Conceição, avaliou a oficina como muito produtiva. Ela também destacou que a participação foi de 100% por parte dos municípios. “A palavra principal para descrever a oficina é emoção. Foi uma das mais emocionantes, com uma carga positiva de receptividade dos municípios. Também destaco o trabalho da Presidência e da Diretoria, que foram in loco resolver problemas da região. Foi divino! Gratidão é a palavra apropriada para definir essa capacitação”, disse.

Para a Secretária de Saúde de Araguaína, Diretora do COSEMS-TO e anfitriã do evento, Ana Paula Abadia, a atenção primária é a porta de entrada dos serviços de saúde e precisa ser trabalhada diariamente. De acordo com ela, a oficina sobre o Previne Brasil é uma forma de fazer este tipo de fortalecimento. “Esse é um momento de muita importância tanto para os profissionais do município de Araguaina como os demais da Região de Saúde Médio Norte. Momento de esclarecer dúvidas e alinhar as informações dos indicadores do programa que são novos e com muitos detalhes e é importante que todos estejam alinhados”, completou.

O Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas. A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Cronograma das Oficinas Regionalizadas

Outubro

26 e 27 – Sudeste – Dianópolis

Novembro

04 e 05 – Cerrado Tocantins Araguaia – Guaraí

Compartilhar