COSEMS/SP lança o Caderno nº 08 – Experiência de 15 anos da Estratégia Apoiadores no estado de São Paulo - CONASEMS
voltar

COSEMS - SP | 03/08/2022

COSEMS/SP lança o Caderno nº 08 – Experiência de 15 anos da Estratégia Apoiadores no estado de São Paulo

Na última sexta-feira, dia 29 de julho, o COSEMS/SP realizou o lançamento de seu 8º Caderno, ‘Uma aposta exitosa na defesa e construção do SUS nos municípios e regiões – 2022 – Reflexão crítica da experiência de 15 anos da Estratégia Apoiadores do COSEMS/SP’. A solenidade aconteceu no auditório da sede do Conselho, com a presença de diretores, representantes do ministério da Saúde, do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), assessores, apoiadores e convidados. A mesa foi composta por Geraldo Reple Sobrinho, presidente do COSEMS/SP, Jorge Harada, ex-presidente (2007-2009), Laura Macruz, professora da FSP/USP e Marcia Tubone, coordenadora da Estratégia e assessora técnica do COSEMS/SP. O evento foi realizado de forma presencial e online para convidados.

São 132 páginas, divididas em sete capítulos, que relatam a história percorrida pelos apoiadores do COSEMS/SP nos últimos 15 anos, trajetória esta que tornou a Estratégia referência em todo o país. A publicação conta com uma bela e sincera homenagem a Denise Fernandes Carvalho, militante e defensora do SUS, que atuou como secretária municipal de Saúde por duas ocasiões, diretora e apoiadora do COSEMS/SP.  O filho da Denise participou da homenagem de forma online, com a vice-presidente do COSEMS/SP, Adriana Martins.

Para a Coordenadora da Estratégia, além de comemorar os 15 anos dos apoiadores, criada à época do Pacto pela Gestão, a publicação se mistura com a própria história do COSEMS/SP no reconhecimento do território como um espaço vivo, real, onde as pessoas moram, trabalham. Onde de fato se garante o cuidado à Saúde e local onde o SUS se consolida.

“Esse caderno foi produzido a partir de narrativas e reflexões dos diferente atores com olhar municipal, das regiões e apontando para os desafios que encontramos atualmente em relação ao apoio. São pessoas que participaram desta história, como diretores, representantes regionais, ex-presidentes, assessores e, fundamentalmente, apoiadores, os quais defendem e apoiam a regionalização e a gestão municipal. É um caderno acadêmico e que produz conhecimento a partir de vivências, histórias e olhar de quem atua diretamente no território. O COSEMS/SP não seria o que é hoje se não fosse o apoio. O apoio é uma das estratégias do COSEMS/SP de maior capilaridade, com credibilidade e legitimidade diante toda a atuação durante esses 15 anos no cumprimento das diretrizes e copromissos junto aos gestores municipais, como as ações presentes nas Cartas dos Congressos do COSEMS/SP publicadas anualmente”, destacou Marcia Tubone.

Compartilhar