voltar

COSEMS - RR | 08/04/2019

Cosems Roraima realiza I Mostra Estadual de Experiências exitosas

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Roraima (Cosems/RR) realizou a I Mostra Roraima, Aqui Tem SUS, no dia 5 de abril em Boa Vista. O evento foi resultado do esforço dos gestores municipais e de suas equipes técnicas, com o apoio do Conasems que esteve no estado contribuindo com a qualificação dos profissionais para realizar o evento.

“O papel do Conasems para viabilizar a realização da I Mostra foi fundamental. Recebemos um importante apoio técnico, por meio da oficina realizada durante dois dias, que possibilitou desenhar a sua formatação. Sem o Conasems seria muito mais difícil, para não dizer inviável, promover o evento”, avalia o presente do Cosems/RR, Helenilson Boniares.

Com apenas 15 municípios no estado, foram apresentadas dez experiências na I Mostra Estadual, das quais duas foram premiadas e selecionadas para 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, que será promovida pelo Conasems em julho, durante o XXXV Congresso da entidade. “Tivemos uma participação significativa, com a apresentação de trabalhos que vão da atenção à saúde em locais de difícil acesso ao uso da tecnologia na Atenção Básica. A Mostra foi importante para promover a troca de experiências, como também divulgar trabalhos que, com boa vontade e organização, mostram o SUS que de fato funciona”, ressaltou Helenilson.

O município de Bonfim conquistou o primeiro lugar com a experiência sobre o sistema de Telediagnóstico na Atenção Básica, implantado em outubro de 2018. O projeto atendeu mais de 300 pessoas, das quais pacientes com sintomas de infarto, que foram diagnosticados com prioridade.