Cosems-RN presencia compromisso de prefeitos seridoenses com regionalização da saúde - CONASEMS
voltar

COSEMS - RN | 07/02/2017

Cosems-RN presencia compromisso de prefeitos seridoenses com regionalização da saúde

Ao participar na manhã desta segunda-feira (6), de reunião realizada na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Seridó Oriental (AMSO), em Currais Novos, promovida pela Secretaria de Estadual da Saúde Pública (Sesap) e que discutiu sobre regionalização da saúde, a secretária municipal de saúde de São José do Seridó e atual presidente do Cosems-RN, Debora Costa, presenciou o compromisso firmado pelos prefeitos da região em inserirem seus respectivos municípios no Consórcio do Seridó, dentro do processo de regionalização.

Em sua fala, Debora Costa dos Santos disse que “os gestores devem honrar as pactuações” e que “a regulação efetiva por região – solução para os problemas assistenciais – passa pelos consórcios”.

Os prefeitos mostraram sobre as dificuldades financeiras em que passam os municípios, a defasagem da tabela SUS para contratualizar com as clínicas conveniadas, e a preocupação sobre qual município – Caicó ou Currais Novos – ficará encarregado de prestar os serviços de traumatologia na região.

Já o secretário estadual de saúde, George Antunes, mostrou que a situação da saúde pública hoje beira a calamidade. O secretário também afirmou que é preciso avançar no processo de regionalização, fortalecer as unidades de saúde com equipamentos e otimizar os recursos; e propôs a junção de todos para fortalecer a região no sentido de se construir uma rede de saúde forte e efetiva.

Compartilhar