COSEMS-RN inicia oficinas sobre Sistemas de Informação na Atenção Primária - CONASEMS
voltar

COSEMS - RN | 15/03/2022

COSEMS-RN inicia oficinas sobre Sistemas de Informação na Atenção Primária

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) iniciou as capacitações regionais sobre uso e funcionalidades dos Sistemas de Informação na Atenção Primária (E-Gestor, Previne Brasil, CNES e PEC). Com explanação do técnico de sistemas do Cosems, Jackson Lira, a oficina foi direcionada aos gestores de saúde, coordenadores da Atenção Básica e responsáveis pelos sistemas de informação dos municípios da sétima região de saúde (Metropolitana) do Estado: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz.

De acordo com a presidente Maria Eliza Garcia (Doutor Severiano), as oficinas foram planejadas em virtude das necessidades do municípios. “Estamos com esse olhar focado para os sistemas da Atenção Primária, pois os dados inseridos nestes são a grande representação de nossos municípios junto ao Ministério da Saúde”, frisou, mostrando a importância dos gestores municipais estarem em perfeito alinhamento com técnicos dos sistemas.

Para o secretário municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante e vice-presidente do Cosems, Jalmir Simões, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte está fazendo seu papel bem feito no tocante a capacitação do corpo técnico das gestões municipais. “Estas oficinas regionais foram definidas no início do ano pelo Cosems, o que mostra total organização e empenho de nosso Conselho para com o apoio da gestão municipal do SUS [Sistema Único de Saúde]”, pontuou.

Gestora do SUS há 11 anos, a secretária municipal de saúde de Major Sales e diretora financeira do Cosems-RN, Ângela Wilma, também esteve presente na Oficina onde destacou a importância do evento para o fortalecimento do SUS nos municípios.

MATERIAL APRESENTADO

https://www.cosemsrn.org.br/wp-content/uploads/2022/03/7a-REGIAO-DE-SAUDE.pptx

CRONOGRAMA

•15/03 – 3ª região (Mato Grande/Salineira)
•17/03 – 1ª região (Litoral Sul/Agreste)
•22/03 – 2ª e 8ª regiões (Oeste e Alto Oeste)
•24/03 – 4ª região (Seridó)
•25/03 – 5ª região (Trairi/Potengi)

Compartilhar