Cosems/RN debate dificuldades da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no RN - CONASEMS
voltar

COSEMS - RN | 12/11/2021

Cosems/RN debate dificuldades da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no RN

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Maria Eliza Garcia (Doutor Severiano), participou, na manhã desta quarta-feira (10), da Oficina de Qualificação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no RN.

Uma realização do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Atenção à Saúde e Linhas de Cuidados e da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência, a oficina contou com representações do segmento em questão, das regionais de saúde e do Ministério da Saúde, dentre outros.

O evento, que aconteceu no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, em Macaíba, teve o objetivo de promover trocas de experiências entre os serviços de reabilitação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Estado; de proporcionar aprimoramento técnico-conceitual dos profissionais que atuam nos serviços de reabilitação da Rede no RN; e de alinhar estratégias para continuidade da qualificação da produção do cuidado em saúde nos Centros Especializados em Reabilitação e Oficina Ortopédicas no Rio Grande do Norte.

Participaram da solenidade de abertura, além da presidente do Cosems-RN, o titular da Sesap, Cipriano Maia, o diretor-geral do Instituto Santos Dumont, Reginaldo Freitas Júnior, o coordenador-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Ângelo Roberto e a superintendente estadual do Ministério da Saúde no RN, Midya Gurgel.

De acordo com a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia, a judicialização e a oferta de serviços públicos são os grandes entraves para o desenvolvimento da Rede. “Não basta o desenho da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência, temos que assegurar estes serviços e oferece-los com qualidade à população que necessita destes cuidados”.

Compartilhar