voltar

COSEMS - AL | 06/11/2019

Cosems/AL promove Seminário sobre Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde

A Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) promove nesta quinta-feira (7), a partir das 9h, no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), no bairro do Pinheiro, o Seminário sobre o Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde. A proposta foi aprovada no dia 31 de outubro pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e passa a valer já em 2020.

De acordo com a presidente da entidade, Izabelle Pereira, é importante a participação dos gestores e técnicos municipais da Saúde das três esferas de Governo, uma vez que o novo modelo fará com que o repasse de recursos aos municípios considere o número de usuários cadastrados nas equipes de saúde e o desempenho das unidades.

“Será uma oportunidade para os participantes se aprofundarem e tirarem dúvidas sobre o assunto que, nesta quinta-feira, será apresentado pelo Ministério da Saúde”, reforçou a titular do Cosems. O seminário contará ainda com a presença de representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); da Secretaria de Atenção primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS); da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), do Conselho Estadual de Saúde (CES); do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), da Comissão de Residências Médicas de Alagoas (Cerem); dentre outras instituições interessadas na temática.

A palestrante Daniela Ribeiro, coordenadora Geral de Financiamento da Secretaria de Atenção Primária à Saúde/Departamento de Saúde da Família/MS, vai expor, a partir das 10h, sobre o Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde. Em seguida será apresentado pelo secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, o Panorama da Atenção Primária à Saúde nos municípios do Brasil. Na sequência, o apoiador técnico do Cosems fará, em nome da entidade, as considerações sobre o novo financiamento da AP à Saúde. A partir das apresentações será aberto para o público uma rodada de perguntas e respostas com o intuito de esclarecer e dirimir dúvidas sobre o assunto.

 

Informações via Cosems/AL