Cosems-PR: Paraná garante representatividade com reeleição do corpo diretivo do Conasems - CONASEMS
voltar

COSEMS - PR | 29/07/2021

Cosems-PR: Paraná garante representatividade com reeleição do corpo diretivo do Conasems

Na última quarta-feira (28), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) – representado pelo seu presidente e secretário de saúde de Mangueirinha-PR, Ivoliciano Leonarchik, e também pela secretária-executiva, Leila Pilonetto, estiveram em Brasília-DF para uma série de compromissos representando os gestores de saúde do Paraná.

Iniciando a agenda, os representantes do órgão paranaense participaram da reunião da diretoria do Conasems – encontro presidido pelo gestor de saúde de Pacatuba-CE e presidente do órgão nacional, Wilames Freire. Na oportunidade, foi apresentado aos presentes um Balanço de Gestão e o Plano de Ação da instituição, assim como perspectivas e projetos relacionados à Atenção Básica, Direito Sanitário, Assistência Farmacêutica, Comunicação e do Projeto Plataforma Rede Colaborativa Hospital Alemão Oswaldo Cruz/Beneficência Portuguesa (HAOC/BP), entre outros, temas que integraram a pauta do encontro.

Para o presidente do Cosems-PR, ser parte da discussão de temas de suma importância para que o Sistema Único de Saúde (SUS) continue exercendo seu papel e siga avançando, em toda a sua universalidade, é uma grande honra, mas também de uma grande responsabilidade.

“Sabemos da importância e da representatividade do Conasems quando falamos em saúde pública no Brasil, principalmente quanto ao apoio institucional ofertado para a intermediação e resolução das demandas intrínsecas às políticas públicas de saúde em todo o Brasil, e fazer parte desta discussão é muito gratificante. Contamos com o empenho, zelo e responsabilidade da atual diretoria presidida pelo competente amigo Wilames Freire e seus pares, para a construção de um SUS cada vez mais assertivo, inclusivo e igualitário aos 5.570 municípios brasileiros”, relata Leonarchik.

Na sequência, foi momento e a vez do presidente do Conselho paranaense prestigiar a solenidade de posse da nova diretoria do Conasems, escolhida para a condução do órgão nacional no biênio 2021/2023. Com a reeleição da Chapa “Somos Todos Conasems”, o estado do Paraná continua representado através das gestoras Cristiane Martins Pantaleão (vice-presidente – secretária de saúde de Ivaiporã/PR), e Adriane da Silva Jorge Carvalho (conselheira fiscal da Região Sul – secretária de saúde de Pinhais-PR).

O presidente do Cosems-PR finaliza externando a importância deste apoio institucional para o desenvolvimento da saúde no estado do Paraná.

“Feliz em contar por mais um mandato com esse apoio vindo do atual corpo diretivo do Conasems – através das nossas gestoras Cristiane Martins Pantaleão e Adriane da Silva Jorge Carvalho, situação que coloca o nosso estado do Paraná em uma posição estratégica quanto à participação no planejamento do SUS principalmente pensando no pós-pandemia, onde iremos precisar de todo apoio possível dos órgãos governamentais. Nosso desejo é que o trabalho intenso e comprometido realizado em prol da saúde brasileira e da vida continue sendo motivo de incentivo para a atual diretoria neste novo período”, conclui.

 

Informações via Cosems/PR

Compartilhar