Cosems-PR homenageia ex secretária-executiva - CONASEMS
voltar

COSEMS - PR | 06/12/2019

Cosems-PR homenageia ex secretária-executiva

Depois de quase dez anos desempenhando a função de secretária-executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Luzia Tiemi Oikawa deixa o cargo nesta quinta-feira (5), seu último dia oficial de trabalho. Aposentada há alguns anos, ela pretende descansar em seu retiro interiorano no estado de São Paulo e se dedicar a projetos pessoais.

Apesar da fundação do Cosems datar de 1987, com o nome de Associação Paranaense de Secretários Municipais de Saúde (Apasems), Tiemi, como é conhecida, foi sua primeira funcionária. Contratada em fevereiro de 2010, ela participou da organização do primeiro espaço físico do conselho – uma sala cedida pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) dentro da sua sede, na curitibana rua Piquiri. “Além do que já havíamos conseguido, ganhamos ainda um armário de duas portas, o telefone e vamos conseguir também as cadeiras para a mesa de reuniões”, conta animada em e-mail enviado na época à presidência.

Entre outras empreitadas, a secretária esteve envolvida com a diretoria do Cosems e a secretaria-executiva da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na estruturação dos conselhos regionais de secretarias municipais de Saúde (Cresems) e das comissões intergestores regionais (CIR) do Paraná. Também foi uma das pessoas a trabalhar na implantação do Projeto Apoiadores, além de participar de uma série de outras ações em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) nos níveis municipal, estadual e nacional.

De acordo com depoimentos dos colegas de trabalho, Tiemi ficará marcada pelo extremo cuidado com a equipe, além da atuação responsável e comprometida que sempre estimulou. “O grupo cuida do grupo” e “não dá pra fazer simplesmente críticas rasas, é preciso ser propositivo”, são as suas frases mais lembradas por eles.

Tiemi manteve sua posição no Cosems-PR durante seis gestões e é reconhecida por todos os integrantes destas diretorias como peça fundamental no fortalecimento da entidade e da gestão municipal de saúde pública.

Compartilhar