COSEMS Piauí realiza Seminário sobre Regulação em Saúde e a I Assembleia Ordinária de 2016 - CONASEMS
voltar

COSEMS - PI | 23/02/2016

COSEMS Piauí realiza Seminário sobre Regulação em Saúde e a I Assembleia Ordinária de 2016

O Conselho de Secretárias Municipais de Saúde do Piauí – COSEMS-PI, realizou no dia 19/02 no auditório da APPM o Seminário sobre Regulação em Saúde e a I Assembleia Ordinária de 2016. Participaram da mesa de abertura a presidente do COSEMS, Leopoldina Cipriano, o Secretário Municipal de Teresina, Aderivaldo Andrade, o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Costa, o vice-presidente da APPM, Marcos Vinicius, a representante do Ministério Público Estadual, Karla Daniela e a representante do Ministério da Saúde, Mariana Vilela.

Para a presidente do COSEMS-PI, o momento foi muito importante pois possibilitou uma discussão ampliada sobre os problemas de acesso aos serviços de saúde, reunindo todos que organizam e realizam a regulação no Estado. “Estamos aqui hoje para aprofundar o diálogo entre municípios, SESAPI e Ministério Público, sobre a organização da regulação estadual e os problemas relacionados ao acesso aos procedimentos de média e alta complexidade. A realidade nos mostra a evolução no processo de regulação assistencial no Estado, mas indica também que temos ainda muito que melhorar e implementar, de forma que possamos assegurar acesso com qualidade e eficiência e que as necessidades de saúde de nossa população sejam analisadas e atendidas sob a lógica da equidade”, ressaltou Leopoldina Cipriano.

Durante o evento foi realizada uma mesa redonda onde foi apresentado o Plano Estadual de Regulação pela diretora da DUCARA, Rosélia de Carvalho. Em seguida a assessora técnica do COSEMS, Socorro Candeira, fez uma análise sobre o grau de cumprimento da PPI assistencial com relação aos procedimentos pactuados com Teresina e sobre os fatores que interferem na execução desta PPI. Falou ainda sobre a necessidade do estado implantar uma política de monitoramento da regulação que possibilite acompanhar o cumprimento efetivo dos pactos e identificar pontos de desajustes entre a pactuação efetuada e a demanda efetiva dos usuários. Participou também da mesa redonda, falando sobre os desafios na oferta e regulação de procedimentos de média e alta complexidade em Teresina, o Secretário Municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade.

O seminário contou também com a participação da diretora do HGV, Clara Leal, que fez uma exposição sobre o perfil assistencial deste hospital e dos serviços ofertados e de Ana Maria Eulálio, diretora da unidade de planejamento da SESAPI falando da importância e das possiblidades de financiamento das Comissões Intergestoras Regionais.

Dando seguimento à programação, no período da tarde, o representante do Ministério da Saúde, Alexandre Medeiros fez uma exposição sobre o COAPES e a coordenadora de epidemiologia, Amélia Costa, apresentou as ações contra o Zika vírus realizadas pela SESAPI. O evento terminou com o lançamento do segundo número da revista do COSEMS-PI e da apresentação da experiência exitosa “Água Branca contra a dengue” pelo técnico da secretaria municipal de saúde, Amilton Feitosa.

Na ocasião também foi apreciado e aprovado pela assembleia geral do COSEMS-PI, o parecer do conselho fiscal referente à prestação de contas do último semestre. Com uma ampla programação o seminário contou com a presença maciça de secretários municipais de saúde, prefeitos e técnicos.

Via Cosems Piauí

Compartilhar