Cosems-PI e Sesapi participam de reunião com a Beneficência Portuguesa para tratar de Planejamento Regional Integrado - CONASEMS
voltar

COSEMS - PI | 27/05/2021

Cosems-PI e Sesapi participam de reunião com a Beneficência Portuguesa para tratar de Planejamento Regional Integrado

Na tarde desta quarta-feira (26), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) participou de reunião com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) e a Beneficência Portuguesa de São Paulo para tratar do Projeto “Fortalecimento dos Processos de Governança, organização e integração da rede de atenção à saúde (Regionalização)”, no triênio 2021-2023.

O Projeto Regionalização tem o objetivo principal de fortalecer a gestão estratégica municipal e estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) para a coordenação do processo de Planejamento Regional Integrado (PRI) e o aprimoramento da governança macrorregional do SUS.

Na oportunidade, Ricardo Oliva, assessor técnico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, explicou que o projeto possui os eixos técnico e pedagógico. “O método para o desenvolvimento do trabalho é fundamentalmente apoiar a construção do conhecimento no âmbito estadual, municipal e macrorregional para a elaboração do PRI”, acrescentou.

A Presidente do Cosems-PI e Secretária Municipal de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira, evidenciou que antes da pandemia a entidade, junto com a Sesapi, estava realizando uma aproximação com as regiões para retomada do Planejamento Regional Integrado no estado. “Nós fomos interrompidos nesse processo para ter um foco diferenciado no enfrentamento da pandemia”, disse a gestora, destacando que o Cosems-PI está disponível para a retomada do projeto.

Durante a reunião, a diretora da Unidade de Planejamento (DUP) da Sesapi, Ana Maria Eulálio, apresentou as ações da Secretaria em relação ao PRI. “Nós estamos em cada macrorregião fazendo um mapeamento dos principais indicadores e estamos mapeando todos os pontos de atenção de cada rede”, disse.

Paulo Carrara, assessor técnico da Beneficência Portuguesa, evidenciou que a reunião foi o primeiro momento para a realização do Projeto no Piauí.

Compartilhar