Cosems/PA promove oficina pelo projeto apoiador no Pará - CONASEMS
voltar

COSEMS - PA | 03/09/2021

Cosems/PA promove oficina pelo projeto apoiador no Pará

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) tem envidado esforços para contribuir de forma sistemática com a gestão municipal de saúde no território paraense. Entre as ações do Conselho está o trabalho desenvolvido pelo Projeto Apoiador – Rede Colaborativa, que tem o intuito de fortalecer a gestão municipal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, o Cosems/PA reforçou a equipe de apoiadores regionais e promoveu, nesta segunda e terça-feira (30 e 31), a “Oficina de Qualificação para novos Apoiadores”.

Participaram da oficina os profissionais que irão atuar nas regiões de saúde Marajó III, Tocantins e do Araguaia. Conduzida pela facilitadora Marlene Reis, a programação abordou temas referentes ao instrumento de gestão e aos dados de cadastro e indicadores das regiões. Além disso, os novos apoiadores puderam aprofundar seus conhecimentos a respeito do Projeto Rede Colaborativa e ficaram informados sobre a elaboração de relatório mensal e ainda sobre a rotina, espaço de atuação e atribuição do apoiador .

Lançado em 2017, o projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto da parceria entre Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde. Agora, o Rede Colaborativa recebe a inserção do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. O objetivo do projeto é apoiar a gestão municipal no desenvolvimento da Política de Saúde, integrando ações em parceria com a secretaria estadual de saúde e demais instâncias que se fizerem necessárias.

A partir de agora, a região do Araguaia será representada pela apoiadora Janaina Ferreira, ex-secretária de Saúde de Xinguara, com vasta experiência na gestão da Atenção Básica. A Metropolitana III terá como representantes as apoiadoras Cleide Reis, de São Miguel do Guamá e Carla Lima, de Castanhal, também com experiência de ex-secretária de Saúde do município. Já a região do Tocantins terá o apoiador, Abib Francez, de Cametá.

“Essa é uma oportunidade diferente e muito desafiadora. A função como apoiadora com certeza me trará novas experiências que vão somar com todos os trabalhos desenvolvidos no SUS. Reitero aqui a parceria, compromisso e transparência nesse novo ciclo”, ressaltou Carla Lima.

O Projeto está estruturado em todos os Cosems do país. Atualmente o Conselho tem doze apoiadores atuando nas 13 regiões de saúde. “Ser um apoiador regional é uma tarefa de grande importância, que exige muita força de vontade. Isso nos estimula a conduzir o trabalho da melhor forma possível para corresponder à altura”, afirmou Abib Francez.

De acordo com a coordenadora do projeto no Pará, Ângela Oliveira, os apoiadores auxiliam os secretários de saúde com as mais diversas informações para o cumprimento das agendas obrigatórias da gestão municipal e interfederativa. “Eles são peças fundamentais para os gestores de cada região de saúde. Este profissional mantém os secretários e sua equipe técnica informados sobre as portarias, normas, projetos e financiamentos, no âmbito estadual e federal no que tange o SUS”, completou Ângela.

Compartilhar