Cosems/PA promove acolhimento aos novos apoiadores regionais - CONASEMS
voltar

COSEMS - PA | 15/04/2021

Cosems/PA promove acolhimento aos novos apoiadores regionais

Desde o início deste ano o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems/PA) conta com o incrementando de integrantes ao seu corpo de apoiadores regionais. Nesta terça e quarta-feira (13 e 14) foi realizado mais um treinamento destinado aos novos profissionais das regiões Caetés, Lago do Tucuruí e Metropolitana II, pelo projeto Rede Colaborativa. Conduzida pela apoiadora Marlene Reis, a programação abordou diversos temas, entre eles a atenção básica, Programa Previne Brasil, Programação Pactuada Integrada, indicadores de Vigilância em Saúde e Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Infantil. Eles também se aprofundaram sobre a rotina e o processo de trabalho do apoiador, bem como o acesso às informações para monitoramento e avaliação da situação de saúde dos municípios e regiões de saúde.

Lançado em 2017, o projeto Formação Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) é fruto da parceria entre Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde. Tem como objetivo apoiar a gestão municipal no desenvolvimento da Política de Saúde, integrando ações em parceria com a secretaria estadual de saúde e demais instâncias que se fizerem necessárias.

“Esse trabalho é de grande relevância para o SUS, pois a Rede Colaborativa de Apoiadores, como já define o nome do Projeto, contribui sobremaneira com as secretarias municipais de saúde em todos os níveis da gestão. Ajuda de forma sistemática para o implemento de estratégias, com vistas ao fortalecimento do SUS”, ressaltou Cléa Nobre, da região Metropolitana II.

O Projeto está estruturado a partir da formação nas 26 unidades federativas do país. Atualmente o Conselho tem onze apoiadores atuando nas 13 regiões de saúde. “Agradeço ao Cosems/PA pela oportunidade de fazer parte desta rede de apoiadores junto aos gestores do SUS na Região do Lago de Tucuruí. Será mais uma experiência de muito aprendizado. A ideia é somar com o desenvolvimento do SUS em nossa região”, afirmou o apoiador Júnior Solto.

Das 13 regiões de saúde, quatro ainda são cobertas por dois apoiadores, cada um atuando com duas. De acordo com a coordenadora do projeto no Pará, Ângela Oliveira, a meta é disponibilizar um apoiador por região. A coordenadora reforça que os apoiadores auxiliam os secretários de saúde com as mais diversas informações para o cumprimento das agendas obrigatórias da gestão municipal e interfederativa. “Eles são peças fundamentais para os gestores de cada região de saúde. Este profissional mantém os secretários e sua equipe técnica informados sobre as portarias, normas, projetos e financiamentos, no âmbito estadual e federal no que tange o SUS”, completou Ângela.

Para Valderez Fortunato, apoiadora da região Caetés, a experiência em atuar na Rede Colaborativa vem ao encontro do trabalho que tem executando junto aos municípios ao longo dos anos. “Convivo há tempos conhecendo o perfil dos 16 municípios da região Caetés, incluindo os gestores municipais e a equipe técnica do 4° Centro Regional de Saúde. Agradeço as orientações da Ângela. Tenho como meta, dentro do possível, não medir esforços para o compartilhamento de informações e também dividir experiências nesse momento  de desafios que todos estão enfrentando”, ressaltou.

 

Compartilhar