Cosems Mato Grosso inaugura sede própria - CONASEMS
voltar

COSEMS - MT | 23/01/2020

Cosems Mato Grosso inaugura sede própria

Dia 22 de janeiro de 2020 ficará para a história do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) e de todas as pessoas que fizeram e fazem parte do Conselho, entre secretários de saúde, equipe técnica, diretoria, presidentes e demais profissionais de saúde. Hoje foi inaugurada a sede própria do Cosems/MT no Edifício Helbor Dual Business, salas 411 e 412 (Av. Dr. Hélio Ribeiro, 525 – Bairro Alvorada, Cuiabá/MT).

Depois de 34 anos de história e muita luta, o Cosems/MT teve a honra de receber pessoas especiais para este momento de tanta emoção. Entre os presentes estavam o Presidente do Cosems/MT Marco Antonio Norberto Felipe e parte da Diretoria, o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Bezerra, o Secretário Executivo do Conasems, Mauro Junqueira, o Secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, e o Assessor de Gabinete do Deputado Estadual Lúdio Cabral, Sr. Helber Jordão.

Também, para abrilhantar o momento, estavam na inauguração alguns dos ex-presidentes do Cosems/MT, entre eles: Arthur Ramos Filho (1989-1991), Luis Soares (2001-2003/2003-2005), Marineze de Araújo Meira (2005-2008), Deriane G. de Oliveira (2009) e Mario Lemos de Almeida (2009-2010). O evento ainda contou com a presença de diversos Secretários de Saúde do estado, Apoiadores, equipe técnica, parceiros como o TWI, com a presença do Diretor Márcio Freitas, e diversos familiares.

É importante destacar ainda a presença da equipe de Tapurah, em apoio incondicional ao Presidente do Cosems/MT que é Secretário de Saúde do município. Estiveram na cerimônia o Prefeito de Tapurah Iraldo Ebertz, que também representou os prefeitos dos 141 municípios, o Presidente da Câmara Aelton Figueiredo e o Secretário de Administração Paulo Gawaki.

No descerramento da placa da nova sede, a equipe Cosems/MT agradeceu a dedicação e empenho de todos, em especial aos ex-presidentes por lutarem pelo Conselho e pela saúde do estado e também à Secretaria de Saúde Cuiabá por ceder o antigo espaço por anos. A equipe também agradeceu às Secretarias Municipais de Saúde, principalmente os gestores que, reafirmando o compromisso com o Conselho, atualmente 100% dos municípios mato-grossenses estão contribuindo.

O Presidente do Conasems Wilames destacou a importância do momento histórico para a saúde no estado. “É gratificante ver a inauguração da sede do Cosems/MT mesmo diante de tantas dificuldades e adversidades. É importante destacar que esse momento reflete a soma de esforços de todos que formaram e formam essa brilhante entidade. O Cosems/MT pertence à sociedade mato-grossense tal como o Conasems pertence ao Brasil”, afirmou.

O Secretário de Estado Gilberto também discursou sobre a importância da união para que este sonho se tornasse realidade. “Ninguém faz nada sozinho, por isso a importância da perseverança e otimismo. Queria parabenizar os Secretários Municipais de Saúde, porque trabalhar na saúde é uma missão”, declarou. O Secretário ainda reafirmou que a saúde mato-grossense está em construção e debate, mas que preza por enfrentar os desafios. Segundo ele, a atual gestão acredita na conversa e convergência para mudar vidas.

O ex-presidente do Cosems/MT Arthur Ramos Filho, primeiro Presidente eleito do Conselho, falou em nome de todos da diretoria que já passaram pela história do Cosems/MT. Ele aproveitou para contar a história de como foram as primeiras reuniões e a importância do diálogo na resolução de problemas.

O Presidente do Cosems/MT Marco Antonio finalizou a cerimônia reiterando o compromisso do Conselho com as Secretarias de Saúde e com o estado de Mato Grosso. “Este espaço que inauguramos hoje vai mudar a vida de toda a população mato-grossense. Nós lutamos pela vida do outro, e isso representa muito amor. Obrigado a todos que fizeram e fazem parte da história dessa associação”, apontou.

Salas nomeadas em homenagem a grandes personalidades

As duas salas da nova sede são nomeadas em homenagem a pessoas extremamente importantes para a história do Cosems/MT. A sala de reuniões recebe o nome de Elmo do Santos Bertinetti (1986-1989), que coordenou a primeira reunião junto aos secretários de saúde. É considerado como o primeiro Presidente do Cosems/MT. A placa foi descerrada pela filha do Dr. Elmo, a Fabiana, junto à família e ao Presidente do Cosems/MT.

O Dr. Elmo era natural de Canguçu (RS). Formado em Medicina na Universidade Católica de Pelotas (RS), chegou a Rondonópolis em 1971. No município atuou mais de um ano na área de atendimento clínico geral. Foi Secretário de Saúde de Rondonópolis de 1983 a 1987 e Secretário Estadual de Saúde de 1990 a 1991. Na área social fez parte do Rotary Club Rondonópolis desde 1973, em que dos anos 1982 a 193 foi Presidente do clube. Foi Governador do então Distrito 447 (hoje Distrito 4.440) entre 1987 e 1988.

Elmo também foi Presidente do Comitê Pró-Rodovias na luta da duplicação da rodovia BR 364 entre Rondonópolis/Cuiabá e pela consolidação da rodovia alternativa entre essas cidades, pela MT 040. O Dr Elmo sempre foi atuante e a primeira reunião de colegiado de gestores foi realizada em 20 de maio de 1986 sob sua coordenação. A equipe Cosems/MT presta esta singela homenagem como demonstração do reconhecimento pela valorosa contribuição e gratidão a um dos primeiros fundadores da instituição.

Já a placa da sala de trabalhos homenageia a colaboradora Joacir Maria Ferreira, que foi uma das funcionárias mais antigas do Conselho, iniciando no Cosems/MT em 1997. Sua trajetória se confunde com a do próprio Conselho. O filho da Joacir, Paulo Henrique, descerrou a placa junto ao Presidente Marco e aos ex-presidentes presentes.

A Jô, como era carinhosamente conhecida, dedicou-se em prol do fortalecimento da gestão municipal. Sempre acompanhou as reuniões de diretoria, cuidou das contribuições, dos registros administrativos e do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). Ela sempre acreditou no colegiado de gestores municipais para que os municípios desenvolvessem a atenção que a população merece, com a qualificação dos gestores por meio da atuação do Cosems/MT. A equipe homenageia essa mulher temente a Deus e que nunca perdeu a fé.

Clique aqui e confira o álbum com as fotos da inauguração!

Conheça mais sobre o COSEMS/MT

Via Assessoria de Comunicação do COSEMS/MT

Compartilhar