voltar

COSEMS - GO | 19/06/2020

Cosems GO realiza live sobre Centros de Referência na APS e a importância da adoção de medidas de biossegurança

Com a publicação das Portarias nº 1444 e n º 1445 de 29 de maio de 2020, que tratam do acolhimento de pacientes com suspeitas de queixas de sintomas de síndrome gripal ou Covid-19, o Cosems GO em parceria com o Conasems realizam na próxima terça-feira, 23 de junho às 14h uma live com o tema: “Implantação dos Centros de Referência como dispositivos da APS no enfrentamento da COVID-19 e a importância da adoção de medidas de biossegurança”. A transmissão será feita pelo Canal do Cosems Go no Youtube.

Participam do encontro Marcela Alvarenga, assessora técnica do Conasems e Júlia Maria Oliveira, professora adjunta da Faculdade de Medicina, Enfermagem e Odontologia do Centro Universitário de Anápolis.

A implantação do Centro de Atendimento para o Enfrentamento à COVID-19 e do Centro Comunitário de Referência para o Enfrentamento à COVID-19 possuem como objetivos comuns a garantia de acesso das pessoas aos serviços da APS, a organização de fluxos específicos para o acolhimento de pacientes suspeitos de Síndrome Gripal e a atuação de forma complementar a UBS, dentre outros.  Além disso, destaca-se a importância da adoção de medidas de biossegurança em todos os dispositivos da rede assistencial, tendo em vista a segurança tanto dos profissionais quanto dos pacientes.

Você pode conferir aqui um documento técnico elaborado pelo Conasems que esclarece detalhes das duas Portarias.

aqui você pode acessar a Apresentação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde sobre o tema. A apresentação foi realizada no dia 16 de junho, durante uma live do Conasems que também abordou os Centros de Referência. O vídeo também está disponível no Canal do Conasems no Youtube.