voltar

COSEMS - BA | 10/01/2020

Cosems BA realiza Seminário de Planejamento Estratégico para 2020

O Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) iniciou na tarde desta quinta-feira (09) o Seminário de Planejamento Estratégico 2020 COSEMS/BA. Participam do evento, que segue até sábado (11), a presidente do conselho, Stela Souza, diretores executivos do órgão, apoiadores institucionais e técnicos do COSEMS/BA, o secretário executivo do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira, ex-presidente do conselho nacional, além dos técnicos do CONASEMS Diogo Demarchi e Marcos Franco.

O planejamento tem como objetivo definir metas e ações em saúde que serão realizadas durante o ano para proporcionar maior qualidade na Gestão dos Secretários Municipais de Saúde no SUS. A programação inclui avaliação do planejamento de 2019 e definição de ações que serão realizadas pelo COSEMS/BA referentes ao novo financiamento da Atenção Básica, regionalização e qualificação do gestor.

O novo financiamento da Atenção Básica está sendo discutido no segundo dia Seminário de Planejamento Estratégico 2020 do COSEMS/BA. O debate está sendo conduzido pela presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), Stela Souza, secretária de saúde de Itaparica, a diretora financeira do conselho, Jacqueline Bomfim, secretária de saúde de Coribe, o secretário executivo do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira, e os assessores técnicos do conselho nacional Diogo Demarchi e Marcos Franco.

À tarde serão abordados o fortalecimento regional, Plano Regional Integrado (PRI), governança regional e atenção especilizada. O seminário, que segue até sábado (11), reúne mais de 60 pessoas entre diretores executivos, apoiadores institucionais e técnicos do COSEMS/BA.