voltar

COSEMS - AL | 25/04/2019

Cosems Alagoas promove Oficina para alinhar trabalhos para apresentação em evento nacional

Os autores dos trabalhos dos nove primeiros colocados na I Mostra Alagoas Aqui Tem SUS – realizada nos últimos dias 11 e 12 deste mês – foram apresentados na manhã desta quinta-feira (25), em uma oficina promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), para a coordenadora do Apoio Técnico da entidade, Josinete Marques; para o apoiador Joelson Lisboa, bem como para os membros da banca avaliadora da I Mostra, Herbert Charles Barros, Lucélia Sales e Ana Paula Myazawa. Os trabalhos são de Atalaia, dois de Girau do Ponciano; Santana do Ipanema, São José da Tapera, Campo Alegre, Paulo Jacinto; Maceió e Batalha.

Na ocasião, as partes citadas fizeram os ajustes e alinhamentos necessários para que os trabalhos sejam expostos da forma mais exitosa possível no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que acontecerá em julho em Brasília. Foram apresentados os trabalhos Circuito Eu Sou Pré-Natal: Uma Estratégia para Fortalecer a Adesão ao Pré-Natal na ESF Branca II em Atalaia (de autoria de Mara Gabriela Ferreira); Benefícios das Práticas Integrativas e Complementares no Apoio da Atenção À Saúde do Idoso – Programa Valorização da Melhor Idade (de Ana Maria Wanderley); Cineteen: A Arte de Viver – A Utilização do Cinema como Ferramenta de Cuidado de Adolescentes com Problemas Psicoemocionais em Município do Sertão Alagoano (de Cícera Moraes).

O outro de autoria de Elyne Mariane Mota é intitulado Horta Terapêutica Auxiliando na Recuperação dos Usuários do Caps Maxiney Cavalcante Lima; Projeto Linguinha Alegre: Avaliação do Frênulo Lingual nos Centros de Educação Infantil (CEI) de Wivian Villena; Gestão Participativa no SUS: Da Escuta Proveniente de Rodas de Conversas com a Comunidade, às Pactuações do Comitê Interdisciplinar de Saúde (de Thécio Canuto); e Enfrentamento das Arboviroses Bloqueio de PEs, (de Dângelo Silva).

Outra apresentação foi sobre Oficinas de Cooperação Horizontal como estratégia de Abordagem de Equipes de saúde com Vistas à Reorganização do Processo de Trabalho em Unidades Básicas de Saúde (de Ednalva de Araújo). Por motivos superiores o trabalho Impacto das Boas Práticas de Saúde na Redução do Uso Compulsivo e Indiscriminado de Psicotrópicos pela População de Uma UBS da Zona Rural do Município de Batalha-AL não foi apresentado durante a oficina.

 

Via Cosems/AL