A Diretoria Ampliada e equipe técnica do Cosems-AL participaram no último fim e semana, na Barra de Santo Antônio, do Encontro de Intercâmbio do Cosems-AL e Cosems-TO e da Oficina de Planejamento Anual do Cosems-AL. O objetivo foi favorecer a troca de experiências com foco no aperfeiçoamento da Gestão do SUS.
O presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque ressaltou a importância da troca de experiências sobre o SUS com gestores representantes dos Estados de TO, AP e PI e da importância da interação entre as duas regiões, como estratégia para tornar o Sistema mais sólido e próximo da população usuária mais vulnerável.
A Regulação em Saúde no SUS (Sisreg) apresentada pela apoiadora regional do Cosems-AL, Mirna Vaz, movimentou as discussões, considerando os obstáculos enfrentados em comum também pelos Estados do Tocantins, Amapá e Piauí, uma vez que os representantes dos seus respectivos Cosems estão participando do evento.
Outro momento rico foi a apresentação do gestor da Saúde de Pilar Pedro André Moraes sobre a experiência exitosa do município no tocante ao quesito regulação.
O presidente do Cosems do TO, Rondinelly Souza, destacou a satisfação em fazer parte desta troca de conhecimentos, uma vez que resultará na junção de forças para se pensar em um SUS mais forte e de qualidade para todos. “Precisamos dar respostas a quem está na ponta e que não tem porta-voz”, reforçou.
A segunda vice-presidente da Região Nordeste do Conasems, Leopoldina Cipriano, agradeceu ao titular do Cosems-AL Rodrigo pela oportunidade de reunir estados do Norte e Nordeste no evento, já que têm especificidades diferentes das demais regiões do país. Segundo ela, o momento é ímpar para o avanço dos três estados citados.
A presidente do Cosems do Piauí Auridene Tapety destacou que o evento resgata a interação e a socialização de experiências, considerando os desafios, a exemplo das portarias que são nacionais e precisam ser adequadas às demais regiões do país.
O presidente do Amapá Marcel Menezes reforçou o importante papel da troca de experiência e salientou a luta do Conasems que diariamente é atacado por portarias publicadas sem serem pactuadas na CIT. “O sentimento de gratidão ao Cosems-AL, pois isso mostra grandeza já que vocês chamaram para si esta responsabilidade e que sirva de exemplo para todos nós”, afirmou Marcel, sugerindo que as discussões sejam levadas a outras regiões do país.
Na sexta-feira houve a discussão do fortalecimento da Rede de Governança da Informação e Informática do Cosems-TO. O presidente do Cosems do Tocantins detalhou o projeto que tem como objetivo principal evitar a perda de recursos por parte das Secretarias Municipais de Saúde por deixar de alimentar em tempo hábil ou não fazê-lo nos sistemas de informação da Saúde.
Rondinelly ressaltou que desse evento sairá um relatório com as principais demandas de TO, AL, PI e AP, que será encaminhado ao Conasems que, segundo ele, já teria se comprometido em submeter à sua equipe técnica para o suporte necessário.
Outra pauta que fechou o evento da sexta-feira foi o planejamento das atividades do Cosems-AL para 2022. A discussão foi mediada pela secretária executiva Kátia Betina. Membros da Diretoria deram sugestões sobre uma prévia construção de ações feita pela equipe técnica do Cosems-AL, com base em cinco eixos. Diante das pontuações elencadas pela Diretoria, ficou acordado que os membros poderão opinar ainda para formatação e aprovação posterior do documento.