Cosems-AL prestigia lançamento de rede pioneira de cuidados de AVC - CONASEMS
voltar

COSEMS - AL | 23/08/2021

Cosems-AL prestigia lançamento de rede pioneira de cuidados de AVC

O programa “AVC dá Sinais” foi lançado nesta segunda-feira (23) no Hospital Metropolitano, em Maceió, pelo Executivo estadual. Com isso, os alagoanos passam a contar com quatro hospitais especializados e, até novembro, com dez unidades preparadas para atender os casos da doença, considerada pelo Ministério da Saúde como a segunda maior causa de mortes no Brasil. A iniciativa é pioneira no Brasil, sendo Alagoas o primeiro Estado a dispor de uma rede de cuidados específica para o problema.

“Esta iniciativa traz mais um ganho para os municípios alagoanos, que terão mais esta referência (Hospital Metropolitano) para atender os casos de AVC, uma vez que a doença está entre as que mais matam e incapacitam no mundo inteiro, não apenas no nosso país ou Estado”, afirmou a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), Edijária Camilo, secretária de Saúde de Dois Riachos.

Informações do Hospital Geral do Estado (HGE) de 2020 revelam mais de 2.3 mil casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Com a iniciativa inovadora do Governo, a partir de agora, os alagoanos terão também os hospitais Metropolitano, Hospital de Emergência do Agreste (Arapiraca) e Regional da Mata (União dos Palmares) como referência na assistência aos casos de AVC.

Compartilhar