voltar

COSEMS - AL | 29/01/2020

Cosems-AL integra turma de profissionais do país no Curso de Especialização em informática em Saúde 

A assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Mirna Vaz e mais  seis representantes dos municípios estão participando em Brasília da aula inaugural do Curso de Especialização em Informática em Saúde, que acontece de hoje (29) até sexta-feira (31). O evento é desenvolvido em parceria com a secretaria-executiva do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS), e o Hospital Sírio-Libanês (HSL), proveniente do projeto de apoio PROADI-SUS.

O curso terá duração de um ano, com aulas presenciais mensais, e tem como objetivo fortalecer e potencializar a informação em saúde com quem operacionaliza os dados e poderá subsidiar a gestão para tomada de decisões. Trata-se da primeira turma do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Conasems) formada por 34 alunos de todo o país. Com a formação dessa turma serão 270 pessoas especializadas no universo dos 5.570 municípios.

Participaram da abertura da aula o representante do Ministério da Saúde Alberto Tomasi, o presidente do Conasems, Willames Freire, o secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira, a representante do Hospital Sírio Libanês, Renata Rodrigues e as coordenadoras do curso Beatriz de Farias Leão e Heimar de Fátima Marin.

O curso abordará nesse primeiro encontro, temáticas como Sistema Brasileiro de Saúde, Políticas Nacionais em e-Saúde: Desafios e lições aprendidas, Gestão na Assistência à Saúde: Gestão Estratégica, Gestão de Projetos: ferramentas e indicadores, dentre outros.