voltar

COSEMS - AL | 24/08/2020

Cosems/AL apoia ações de enfrentamento à Covid-19 em Palmeira dos ìndios

O presidente do Cosems/AL e secretário de saúde de Jundiá, Rodrigo Buarque, a vice-presidente e secretária de Dois Riachos, Edijária Camilo, e a apoiadora do Cosems Mirna Vaz estiveram em Palmeira dos Índios em apoio às ações de enfrentamento à Covid-19.
A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Júlio César e secretário municipal de Saúde Diógenes Costa. O município desenvolveu diversas estratégias de enfrentamento à Covid-19, a exemplo de barreiras sanitárias. Nelas são feitas a verificação de temperatura e entrevista ao visitante, além da sanitização externa dos veículos.
A comitiva do Cosems/AL também visitou o Centro Integrado de Saúde Especializada, um equipamento que segue as premissas de humanização e acolhimento qualificado ao usuário do SUS.
O Centro de triagem e testagem da Covid-19 é um espaço montado para avaliação e monitoramento de pessoas com Síndrome Gripais ou acometidas pelo coronavírus. O equipamento de Saúde conta com equipe multiprofissional para informar ao paciente que ele está positivo e ofertar as orientações sobre os protocolos sanitários a serem seguidos, os cuidados com alimentação e etiquetas sanitárias, bem como o apoio psicológico.
Os representantes do Cosems visitaram também a UPA, que a gestão implantou para dar suporte aos pacientes da região. A UPA conta com 23 leitos, respiradores e acesso diferenciado, evitando a contaminação dos ambientes comuns. Foi visitada também Unidade de Atendimento aos Povos Indígenas (Uapi) que funciona no Polo Indígena com sala de observação para pacientes com Covid, só encaminhando para a UPA os casos mais graves.
O presidente Rodrigo Buarque salientou o ganho para toda a região quando um município sede como Palmeira se organiza. Ele destacou o empenho e comprometimento do secretário municipal Diógenes que impulsionaram a Secretaria de Estado da Saúde a colaborar ainda mais na implantação dos serviços. Edijaria Camilo parabenizou o município por toda a organização e os resultados alcançados. “Hoje há uma grande redução na ocupação dos leitos, mas isso também é reflexo do trabalho da Atenção Básica”, reforçou.
O secretário Diorgenes Costa destacou que as ações trouxeram resultados garantindo aos pacientes a assistência necessária no município de residência, bem como para os demais municípios da região. O prefeito do município Júlio César enfatizou que investimento em saúde tem sido feito em maior parte por contrapartida dos municípios, mas que proporcionar cuidado qualificado lhe dá segurança dos resultados.
Ele reforçou que o apoio do Cosems foi fundamental para a implantação dos serviços. A apoiadora Mirna Vaz salientou que é visível Palmeira a integração e compromisso das equipes de cada serviço, demonstrando engajamento para que cada ação obtenha êxito.
Compartilhar