1º Congresso Regional do CRESEMS da 17ª Regional de Londrina - CONASEMS
voltar

COSEMS - PR | 29/11/2016

1º Congresso Regional do CRESEMS da 17ª Regional de Londrina

Com um público de mais de 500 pessoas, o 1° Congresso Regional de Secretarias Municipais de Saúde, sediado em Cambé, no Paraná, no final de outubro, foi considerado um marco para a saúde pública dos municípios participantes. O evento que teve duração de dois dias e ofereceu ampla programação aos presentes, contou com a apresentação de palestras e atividades relacionadas à área da saúde, além de compartilhamentos de ações de Mostra de Experiências Exitosas, aplicadas pelos Serviços que trabalham através do Sistema Único de Saúde de muitos municípios. Segundo a organização do Congresso 80 trabalhos foram apresentados, 30 deles foram apresentados oralmente nas rodas de conversa, divididos nas seguintes áreas : Atenção Primária à Saúde, Média Complexidade, Vigilância Saúde e Integração Ensino Serviço e 50 trabalhos foram expostos em painéis no Varal de Ideias, que servia como uma vitrine das ações municipais. Ao final do evento, houve premiação dos melhores trabalhos.

Idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cambé, Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde e COSEMS-Pr na pessoa da presidente Cristiane Pantaleão e apoiadores, num momento desafiador, mas com a certeza da necessidade de estimular os trabalhadores do SUS, foram imprescindíveis as parcerias com o apoio do Cismepar, Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, Amepar e Universidade Estadual de Londrina. O evento teve como tema central “Os Desafios da Gestão Municipal” e contou com a presença de autoridades e técnicos da área da saúde, como a do Dr. Antonio Carlos Figueiredo Nardi, Secretário Executivo do Ministério da Saúde, que compartilhou informações sobre os desafios da política de saúde em uma Conferência Magna, além de convidados, gestores de saúde, prefeitos, acadêmicos, docentes e conselheiros da área da saúde.

Como secretária municipal de saúde de Cambé e Presidente do Cresems, Maria de Brito Lô Sarzi destacou a importância da realização deste evento para o fortalecimento da região de saúde nos vários níveis de atenção.

Ressaltou que este Congresso foi pensado e estruturado “a muitas mãos que acreditam no SUS”, como um caminho que deve ser percorrido por pessoas comprometidas e resilientes, que valorizam a sua gestão como estratégia de enfrentamento dos problemas vivenciados diariamente.

Com este evento, os gestores do CRESEMS da 17ª e 18ª Regionais de Saúde do Paraná, terminam a gestão com o sentimento de terem combatido o bom combate e completado a corrida, porém, a fé não foi guardada. Muito chão a ser percorrido ainda, neste SUS que é de todos.

Fotos Gisele Cabrera – SECOM Cambé

Compartilhar