voltar

COSEMS - AC | 26/04/2019

1ª Mostra de experiências exitosas do Acre é um marco para o SUS no estado

A 1ª Mostra Acre, aqui tem SUS, aconteceu nesta quinta-feira (25) e contou com a participação de nove municípios do estado com experiências exitosas para serem avaliadas. Os 19 trabalhos contemplaram as três regiões de saúde do Acre e apresentaram, em sua maioria, experiências na Atenção Básica de saúde. Outras áreas, como Vigilância em Saúde, Epidemiológica e Sanitária também trouxeram diversidade para as apresentações.

Para o presidente do Cosems AC, Daniel Herculano, a possibilidade de ter uma mostra no estado reforça a importância de valorizar o SUS em todas suas instâncias e locais do país. “Esse evento é histórico para o Acre e todos esses projetos inscritos são a prova disso. É a primeira vez que participaremos também da Mostra Brasil, aqui tem SUS, e estamos muito orgulhosos das contribuições que levaremos para outros gestores do país durante o XXXV Congresso Conasems”, destacou Daniel Herculano, presidente do Cosems/AC.

Os trabalhos premiados abordavam: a saúde do homem e o esporte, do município de Sena Madureira; a municipalização do controle da malária, desenvolvido em Cruzeiro do Sul; grupo de qualidade de vida para redução da obesidade, da Secretaria Municipal de Brasiléia, premiados, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares. Os dois primeiros colocados participarão da 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, em Brasília.