Cosems/PE e Cosems/SC promovem Congressos de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS
voltar

Notícias | 13/05/2022

Cosems/PE e Cosems/SC promovem Congressos de Secretarias Municipais de Saúde

Na última semana, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) promoveram congressos regionais presenciais. Os eventos aconteceram entre 10 e 12 de maio, na cidade de Gravatá – PE e entre 11 e 13 de maio, em Blumenau – SC.

A programação de ambos encontros contou com a participação de presidente do Conasems, Wilames Freire e com oficinas, seminários e mesas de debate. Confira:

XII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) realizou, de 10 a 12 de maio, o Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco. O Congresso contou com oficinas, seminários e mesas de debate. Durante o evento, aconteceu também a apresentação dos trabalhos da 4ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS e a Feira Pernambucana de Saúde.

Na mesa de abertura do evento, o presidente do Conasems, Wilames Freire, disse que a maior prova do funcionamento do SUS é esse momento que estamos vivendo, com retorno à vida normal, após um momento difícil. “É preciso reconhecer que nós, secretários de saúde, somos o SUS. O técnico de enfermagem, os vacinadores, também são o SUS. Ele funciona. Ainda temos que reconhecer que através dele estamos vivos”, celebrou.

No terceiro dia do Congresso, os palestrantes do dia foram o secretário executivo, Mauro Junqueira e o Secretário Executivo de Gestão Estratégia e Participativa da SES-PE, Humberto Antunes, que participaram da mesa com o tema “Desafios do financiamento no Planejamento Regional Integrado.”

VII Congresso de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina

 

Depois de dois anos do último evento presencial com a realização do Congresso Catarinense em São Bento do Sul, o Cosems/SC realizou, entre os dias 11 a 13 de maio, o VII Congresso de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina, em Blumenau-SC.

O evento contou com uma plenária principal que recebeu grandes nomes da saúde pública tratando sobre gestão municipal de saúde e com quatro salas com oficinas técnicas, direcionadas aos profissionais e com objetivo de ajudar o município a pensar em “como fazer” saúde no seu território.

Algumas oficinas principais contaram com a participação de assessores do Conasems. A oficina “Saúde Digital: a estratégia de informatização para o Brasil (2020-2028) e a realidade municipal” contou com a presença do assessor Diogo Demarchi. A oficina “Previne Brasil e e-SUS no contexto prático, perguntas e respostas” foi realizada pela assessora Marcela Alvarenga. A oficina “Pesquisa Nacional sobre cobertura vacinal, seus múltiplos determinantes e as ações de imunização nos territórios municipais: Resultados de SC” foi apresentada pelos assessores Alessandro Chagas e Flavio Álvares.

Nestas mesmas salas, as melhores experiências municipais foi apresentada a 4ª Mostra Catarinense Brasil, Aqui Tem SUS que selecionou 20 trabalhos para serem apresentados no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Confira outros congressos realizados neste ano: 

35º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás

VI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo

I Congresso de Secretários Municipais de Saúde da Regional do Alto Solimões

 

 

 

Compartilhar