Controle de Endemias organiza mutirão de limpeza em bairros de Cascavel (PR) - CONASEMS
voltar

Gestão | 14/01/2011

Controle de Endemias organiza mutirão de limpeza em bairros de Cascavel (PR)

dengue2
dengue2O clima quente e a grande intensidade de chuvas nessa época do ano são aliados no desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Para minimizar esses efeitos, o Programa de Controle de Endemias de Cascavel realiza um mutirão de limpeza, neste sábado (15), a partir das 8 horas, no Jardim Acácia e parte dos bairros Parque São Paulo, Neva e Vila Tolentino.

Nesse trabalho a cooperação dos moradores é fundamental, conforme destaca Maura Moreira, coordenadora do Programa de Controle de Endemias. “Nossos agentes estiveram nesses locais e deixaram folhetos informando sobre a atividade. Faremos a coleta de tudo aquilo que possa vir a acumular água, mas não iremos recolher restos da construção civil ou móveis velhos. Vamos dar o destino certo para os materiais coletados”.

A região foi escolhida devido ao número de casos de dengue ocorridos no ano passado, em que 30 moradores contraíram a doença. Em 2010, foram 120 casos de dengue autóctones, ou seja, contraídos no próprio município, e 54 importados. “Hoje temos 13 casos suspeitos em Cascavel, e aguardamos a confirmação do Lacen [Laboratório Central do Estado], que deve chegar em 30 dias”, confirma Maura.

No último LirAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), feito no final de 2010, a média de infestação ficou em 0,8%, abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. Entretanto, a preocupação é que os números aumentem devido às condições climáticas do verão. “Essa é uma época muito propícia para que o número de criadouros do mosquito aumente, por isso iniciamos esse trabalho e já estamos planejando novos mutirões de limpeza. Mas para que a ação dê resultado, a participação dos moradores é extremamente necessária”.

O mutirão de limpeza contará com o apoio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Também serão utilizados caminhonetes e um caminhão para o recolhimento dos materiais. A ação inicia às 8 horas e segue até ao meio-dia.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cascavel (PR) 

Compartilhar