Congressos do Cosems SC e PE discutem fortalecimento do SUS e realizam mostras de experiências exitosas –
voltar

Gestão | 12/04/2019

Congressos do Cosems SC e PE discutem fortalecimento do SUS e realizam mostras de experiências exitosas

Nesta semana, os Cosems de Pernambuco e Santa Catarina realizaram seus congressos estaduais, que contaram com a presença da equipe técnica do Conasems e o presidente da entidade, Mauro Junqueira. Entre os dias 9 e 11 de abril, o XI Congresso Cosems-PE reuniu especialistas, trabalhadores do SUS e gestores municipais de saúde para discutir a temática “Perspectivas para o SUS – fortalecimento da gestão municipal e os desafios de cenário atual”.

Realizado na cidade de Gravatá, o encontro também sediou a 3ª Mostra Pernambuco, aqui tem SUS e o 69º Encontro de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco. A programação do XI Congresso contou com cinco oficinas temáticas e painéis que trataram de questões centrais e estruturantes do SUS, bem como dos desafios que envolvem o planejamento, financiamento, gestão dos custos, auditorias e os sistemas de informação. No evento, também foi eleita a nova diretoria para o biênio 2019/2020 e publicada a Carta de Gravatá.

Pernambuco recebeu inscrição de 72 experiências exitosas na Mostra Estadual e 17 delas participarão da 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS

O presidente do Conasems, Mauro Junqueira, participou da principal mesa do evento, com a temática “Fortalecimento da gestão municipal e os desafios do cenário atual do SUS”, ao lado de autoridades do estado, e do presidente do Cosems/PE, Orlando Jorge. Durante sua fala, Mauro comentou questões relacionadas a  imunização, financiamento e gestão do SUS e destacou que “precisamos enaltecer os trabalhadores do SUS, de todas as áreas do setor. O SUS que nós acreditamos acontece aqui, na ponta, e precisamos prestar atenção no município e na região de saúde cada vez mais, enxergando as necessidades para a construção de uma saúde pública de qualidade”. Durante o evento, o presidente do Conasems foi homenageado com a Medalha do Mérito do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco Ruy Pereira, por seus esforços na luta em defesa do SUS.

A 3ª Mostra Pernambuco, aqui tem SUS contou com 72 experiências exitosas inscritas, sendo que 17 delas foram selecionadas para participarem da 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, que será realizada durante o XXXV Congresso Conasems, em julho deste ano. A coordenadora nacional da Mostra, Márcia Pinheiro, elogiou os trabalhos apresentados. “É muito gratificante estar aqui e conhecer de perto um pouco mais da realidade do trabalho dos profissionais de saúde e ver tanto projeto bacana sendo desenvolvido”. Há alguns meses, o Conasems disponibilizou equipe técnica para desenvolver oficinas de escrita de projetos para estimular a criação de Mostras nos estados que ainda não tinham ou para fortalecer as que já aconteciam país afora.

 

No sul do país

Painel sobre “Os desafios na operacionalização da PNAB em Santa Catarina”

Nesta mesma semana, entre os dias 10 e 12 de abril, aconteceu também o 70º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, na cidade de Piratuba, que teve a gestão do SUS como foco principal. Governança e gestão, aplicação de recursos financeiros e financiamento do SUS foram algumas das pautas discutidas nos painéis do evento, que reuniu gestores de saúde, trabalhadores do SUS e especialistas. Assim como em Pernambuco, houve eleição da nova diretoria do Cosems local para o biênio 2019/2020.

O grande destaque do evento foi a 2ª Mostra Catarinense, aqui tem SUS, que recebeu 189 trabalhos bem-sucedidos de variadas temáticas. Segundo levantamento do próprio Cosems SC, Atenção Básica, gestão do trabalho e educação na saúde, vigilância em saúde e planejamento local do SUS foram os temas mais comuns dentre as experiências exitosas.

Em sua passagem pelo evento, Mauro Junqueira e o vice-presidente do Conasems, Wilames Ferreira,  participaram da cerimônia de entrega dos prêmios para os autores dos projetos. No total, 36 experiências exitosas do estado concorrerão nas categorias da Mostra Brasil, aqui tem SUS em Brasília.

 

Compartilhar