Congresso da HTAi pela primeira vez no Brasil –
voltar

Gestão | 17/01/2011

Congresso da HTAi pela primeira vez no Brasil

news_1283223857_8htai_1
news_1283223857_8htai_1Estão abertas as inscrições para a 8º Conferencia Anual Health Technology Assessment Internacional – HTAi entre os dias 25 a 29 de junho de 2009, no Rio de janeiro. Esta é a primeira vez que o encontro será realizado em um país da America Latina, e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento, o uso e a disseminação da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no mundo, como meio de promover a incorporação de inovações efetivas e a alocação eficiente de recursos.

É uma oportunidade para ampliar a comunidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) do Brasil. Além disso, será um espaço importante para pesquisadores, profissionais de saúde e gestores compartilharem experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas em ATS para o processo de decisão em saúde.

O evento é promovido pela Health Technology Assessment Internacional, em parceria com Secretaria de Ciências, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As inscrições devem ser realizadas pelo site do evento, no link http://www.htai2011.org

Outras informações no pelo e-mail info@htai2011.org ou pelo telefone (21) 2215.4476.

Programa Preliminar

Dia 27 de junho de 2011 (segunda-feira)

Primeira Sessão Plenária

I    O desafio: sustentabilidade dos sistemas de saúde no século XXI

Quais são os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde no século XXI? Como variam esses desafios entre os países de baixa, média e alta renda? Que abordagens estão sendo usadas para garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde? Qual é o papel da ATS na sustentabilidade?

Dia 28 de junho de 2011 (terça-feira)

Segunda Sessão Plenária

II    Progresso: estudos de caso de desenvolvimento de ATS e seu impacto nos sistemas de saúde

Como está se desenvolvendo e sendo usada a ATS nos países das Américas e dos demais continentes? Que modelos foram desenvolvidos e que impacto estão tendo sobre os serviços de saúde e a saúde geral da população, bem como em questões mais amplas como custos, equidade e acesso? Isso varia dependendo do sistema de saúde (por exemplo, público ou privado)?

Dia 29 de junho de 2011 (quarta-feira)

Terceira Sessão Plenária

III    Próximos passos: O desenvolvimento da ATS para a sustentabilidade dos sistemas de saúde

De que maneira a ATS precisa evoluir para ajudar a criar sistemas de saúde sustentáveis? Que papel pode e deve exercer na atenção primária, na saúde pública e nas questões ligadas aos sistemas de saúde? Que papel pode e deve exercer nos países de baixa e média renda, bem como nos de alta renda? De que maneira pode ser disseminada na sociedade a cultura do processo decisório baseado em evidências? Que medidas precisam ser tomadas para fomentar esses avanços na ATS?

Esses e outros temas serão explorados em workshops, sessões paralelas e outras apresentações ao longo da Conferência.

A programação completa está sendo construída pelo Comitê Internacional de Programação Científica (ISPC), a partir das propostas de painéis e sessões paralelas aprovadas, conforme a temática do evento.

Haverá tradução simultânea para os idiomas português e espanhol em todas as sessões plenárias.

HTAi é uma sociedade internacional, sem fins lucrativos, que busca apoiar o desenvolvimento, a comunicação, o entendimento e o uso da avaliação de tecnologias em saúde ao redor do mundo, promovendo a introdução de inovações e a melhoria da efetividade no uso dos recursos na atenção à saúde.

 

Compartilhar