Confira como foi a live de lançamento do projeto HubCovid - CONASEMS
voltar

Notícias | 17/03/2021

Confira como foi a live de lançamento do projeto HubCovid

Na última sexta-feira (12) ocorreu o lançamento oficial do projeto HubCovid fruto da parceria entre Conasems, Johnson e Johnson e o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS). O evento contou com abertura de Mauro Junqueira, secretário-executivo do Conasems; Regiane Soccol, representante da Johnson & Johnson; e Thiago Trapé, coordenador do projeto HubCovid. Em seguida, o médico epidemiologista Dr. André Ribas mediou uma roda de conversas com o tema Covid-19: Desafios e avanços após 1 ano de pandemia.

Na ocasião, Mauro Junqueira ressaltou que um projeto focado em comunicação de qualidade sobre a pandemia é essencial para o momento vivido pelo país atualmente. “O HubCovid é um projeto inovador que irá apoiar ações de gestores e técnicos no enfrentamento da pandemia, combatendo fakes news e disponibilizando informação qualificada sobre a Covid-19”, disse. 

Em seguida, Regiane Soccol, representante da Johnson & Johnson, agradeceu a todos os presentes e se mostrou orgulhosa pelo lançamento. “Me sinto honrada de estar aqui trabalhando com esses parceiros, com toda a equipe do Conasems e demais profissionais especialistas. Nossa missão é apoiar e desenvolver os profissionais de saúde que estão na linha de frente e esperamos com este projeto fortalecer os serviços de saúde primário e demais níveis de atenção e melhorar os níveis de atenção à saúde que são oferecidos às nossas comunidades”, conta.

Thiago Trapé, coordenador do projeto HubCovid, falou sobre o desafio da criação do projeto e da importância de disponibilizar um conteúdo de qualidade para apoiar gestores e profissionais de saúde na linha de frente. “Em conversa com o Dr. André Ribas perguntei quantos artigos sobre Covid-19 temos no dia de hoje e ele me disse que são 112 mil. Nós temos esse compromisso  de transformar todas essas informações relevantes, evidências científicas, verdades e boas práticas em uma tradução que pode ser um curso, uma comunicação direta ou em forma de apoio direto à gestão, como estamos fazendo nesse tripé que estruturamos aqui”, disse. 

O lançamento foi seguido pela roda de conversa “Covid-19: Desafios e avanços após 1 ano de pandemia” com a mediação do médico epidemiologista Dr. André Ribas que conversou com a Dra. Raquel Stucchi, médica infectologista, professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, e com a Dra. Daniele Queiroz, epidemiologista, enfermeira, doutora em Saúde Pública e especialista na Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (PROEPI). Durante a conversa, o público tirou dúvidas sobre assuntos como vacinação, novas variantes do coronavírus, monitoramento de casos, isolamento de contatos, sequelas da Covid-19, avanço das pesquisas e a expectativa de futuro.

Confira o lançamento e a roda de conversas na íntegra: 

 

HubCovid

O HubCovid é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), em parceria com Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a família de companhias da Johnson & Johnson no Brasil. Com o apoio da J&J Foundation essa iniciativa, assim como outros programas de impacto social em resposta à pandemia da Covid-19, reforça a missão de apoiar e desenvolver os profissionais de saúde na linha de frente, para fortalecer os serviços de saúde primários e melhorar os níveis de atenção à saúde em nossas comunidades. O projeto tem participação de infectologistas, epidemiologistas, sanitaristas, dentre outros profissionais da saúde, que integram ações de formação, gestão e comunicação com foco na vigilância em saúde e nas equipes de atenção primária.

 

Siga o HubCovid nas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/hubcovid/

Facebook: https://www.facebook.com/hubcovid

Compartilhar