Confira como foi a live de lançamento do Guia para Saúde Sexual e Reprodutiva e Atenção Obstétrica - CONASEMS
voltar

Atenção Básica | 04/05/2022

Confira como foi a live de lançamento do Guia para Saúde Sexual e Reprodutiva e Atenção Obstétrica

Nesta terça (03), o Conasems em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e com a Johnson & Johnson lançaram durante uma live o Guia para Saúde Sexual e Reprodutiva e Atenção Obstétrica desenvolvido, dentre outras ações, no âmbito do Projeto Enlace.

Para ler o Guia na íntegra, clique aqui.

O Guia traz um conteúdo técnico com metodologias ativas, em linguagem acessível e visual atraente, para apoiar o trabalho de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) nos atendimentos e atividades educativas de planejamento reprodutivo e pré-natal. O material é dividido em três capítulos temáticos:

1) Direitos e saúde sexual e reprodutiva;
2) Promoção da saúde sexual e reprodutiva na Atenção Primária à Saúde (APS);
3) Gestação e empoderamento feminino.

A live contou com a participação da representante do UNFPA no Brasil, Astrid Bant; com a líder na América Latina para Impacto Comunitário na Johnson & Johnson, Regiane Soccol; com a coordenadora do Projeto Enlace no UNFPA, Angela Roman; da vice-presidente do Conasems, Cristiane Pantaleão e da enfermeira da APS no município de Piratini – RS, Luciane Gomes.

Cristiane Pantaleão ressaltou durante o bate-papo que “o Conasems está sempre aberto e disposto a apoiar iniciativas que qualifiquem e fortaleçam não só a Atenção Primária mas também a Média e Alta complexidade. O Enlace é um projeto que foi construído com muito cuidado, com muito respeito aos profissionais de saúde e o Guia é um instrumento importantíssimo para o momento que estamos vivendo do aumento da mortalidade materno-infantil em todo o Brasil.”

Em 2021, o UNFPA divulgou o relatório “Situação Mundial da Obstetrícia” em parceria com a Confederação Internacional das Parteiras e trouxe um dado revelador: 67% das mortes maternas, 64% das mortes de recém-nascidos e 65% dos casos de bebês natimortos poderiam ser evitados se existissem mais investimentos e apoio a profissionais de obstetrícia. A estimativa é de que poderiam ser salvas 4,3 milhões de vidas por ano no mundo.

Uma das metas na área de Saúde e Bem-Estar da Agenda é a redução, até 2030, da taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100 mil nascidos vivos. A OMS calcula que cerca de 830 mulheres morrem todos os dias no mundo, devido a complicações na gravidez e no parto.

Neste cenário, a enfermeira Luciane Gomes, que trabalha na Atenção Primária de Piratini – RS, teve a oportunidade de conhecer a fundo o Guia e estimulou que colegas de profissão e de outras categorias apliquem as metodologias do material nas rotinas de atendimento país afora.

“Informação é tudo e nós, que trabalhamos junto à nossa comunidade, somos também porta-vozes de boas informações. Principalmente falando das mulheres em situação de vulnerabilidade social, o guia nos ajuda a informá-las sobre os direitos sexuais e reprodutivos delas, além de ajudá-las a tomar decisões de forma mais autônoma e responsável. Dessa forma, a gente garante mais qualidade de vida para ela e família”, comentou Luciane.

Além de ações voltadas para profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária, o projeto Enlace também lançou o Guia de cobertura jornalística da atenção obstétrica, um material com orientações para apoio de jornalistas na produção de reportagens sobre saúde sexual e reprodutiva. Para conferir o material, clique aqui.

A live está disponível no Canal do Conasems no YouTube e você pode reassisti-la no link abaixo:

Compartilhar

Relacionado


Cuida APS: Qualificação gratuita com foco no cuidado de pessoas com condições crônicas com inscrições abertas até 11 de agosto

Ministério da Saúde atualiza notas técnicas sobre indicadores de pagamento por desempenho do Previne Brasil

Cuida APS: Qualificação gratuita com foco no cuidado de pessoas com condições crônicas está com inscrições abertas

Cuidado da dor torácica na Atenção Primária foi tema de live da SBC em parceria com o Conasems

Cursos de aperfeiçoamento para profissionais da APS e de extensão para gestores da APS tem inscrições prorrogadas

Ministério da Saúde publica Guia Orientador de Promoção da Proteção Social para as Pessoas Acometidas pela Tuberculose