voltar

Gestão | 17/10/2018

Conasems realiza reunião de planejamento da 16ª Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”

Na manhã desta terça-feira (16), foi realizada a 1ª Reunião de Planejamento da “Mostra Brasil, Aqui Tem SUS” de 2019 com foco no apoio aos Cosems, em Brasília. O encontro teve como objetivo apresentar as mudanças que serão implementadas para melhoria e ampliação da próxima Mostra, que acontecerá na primeira semana de julho durante o 35º Congresso Conasems. Mauro Junqueira, presidente da entidade, fez a abertura do evento, que contou com a presença de representantes de todos os Cosems.

“A Mostra ‘Brasil, Aqui Tem SUS’ é a oportunidade que nós gestores temos de mostrar para a sociedade o quanto o SUS é rico e importante para o país. Por isso, queremos levar novidades para a Mostra do próximo ano. O Conasems vai sair um pouco de Brasília e ir aos territórios com a intenção de ajudar no processo de busca experiências exitosas”, destacou Mauro sobre a proposta de apoio técnico aos Cosems para a realização de mostras estaduais.

Durante o 34º Congresso Conasems, realizado em Belém do Pará em julho deste ano, foram apresentados 342 trabalhos. O objetivo estabelecido para a 16ª edição da Mostra é chegar a 500 experiências de todos os estados do país.

Márcia Pinheiro, assessora técnica do Conasems responsável pela coordenação do projeto, destacou a importância da novidade da implementação do apoio técnico aos Cosems. ”Esta é a primeira reunião que realizamos para preparar o apoio técnico aos Cosems da melhor forma possível, dentro das especificidades de cada um”, relatou Márcia. A ida aos territórios ficará por conta da assessora técnica do Conasems, Marema Patrício. “Ir aos estados é importante para que consigamos mobilizar os municípios e atingir o número pretendido de experiências selecionadas”, disse Marema.

A coordenação da Mostra também expôs proposta de novo regulamento para a 16ª edição que deverá estar pronto ainda este mês e indicou os prazos para a seleção e inscrição dos trabalhos para o 35º Congresso.

A seleção dos trabalhos se dará através dos Cosems e, no caso do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Saúde – DF nas seguintes categorias de trabalhos:

1. Experiências das Secretarias Municipais de Saúde
2. Experiências de Consórcios Intermunicipais de Saúde.
3. Experiências dos Cosems (inclusive Rede Colaborativa)
4. Experiências da SES/DF

Prazos:

I – a definir – prazo limite para os Cosems e a SES-DF definirem os selecionados;
II – 3 de maio de 2019 – prazo limite para os Cosems e a SES-DF inscreverem as experiências por meio de registro em formulário web no link disponibilizado pelo Conasems.

A Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS” tem se consolidado como um lugar de troca e de valorização das iniciativas realizadas nos municípios. A cada ano, o Conasems amplia esse espaço expositivo, possibilitando que mais iniciativas sirvam de exemplo para todo o país. É a valorização do SUS que dá certo.

Confira as fotos da reunião:

1ª Reunião de Planejamento Mostra Brasil Aqui Tem SUS