Conasems participa de comissão sobre o uso da tecnologia no enfrentamento da Covid-19 - CONASEMS
voltar

Coronavírus | 30/03/2021

Conasems participa de comissão sobre o uso da tecnologia no enfrentamento da Covid-19

A comissão externa da Câmara dos Deputados, que acompanha ações de combate ao  coronavírus, promoveu nesta terça-feira (30) uma audiência pública para discutir o uso da tecnologia no enfrentamento da Covid-19.

Participaram do debate o vice-presidente do Conasems, Charles Tocantins; o gerente de comunicações do Conass, Marcus Carvalho; a representante de relações governamentais do YouTube, Alana Rizzo; do Google, Marcelo Lacerda; e o diretor-executivo da HSP Software, Geovani Machado.

Charles Tocantins, vice-presidente do Conasems, trouxe um panorama de diversas tecnologias ofertadas pelo Conasems para apoiar os municípios no combate à pandemia. “Inserimos no nosso cotidiano as estratégias do mundo virtual para auxiliar a gestão municipal do SUS no combate à Covid. Nós temos um canal no Youtube, que está sendo cada vez mais acessado, onde passamos informações para os gestores municipais em tempo hábil para ajudar nas decisões na ponta, também fizemos um acordo com a Zoom, onde foram disponibilizadas mais de 40 mil licenças para as secretarias e serviços de saúde que foram utilizadas em reuniões com 300 mil participações no último ano”, contou.

O vice-presidente também levantou a possibilidade de uma parceria do Conasems com o Google para atualização da localização de salas de vacinação em todo país, na criação de relatórios de mobilidade mais disponíveis para os gestores municipais e também na criação de notificações sobre a pandemia. 

Marcelo Lacerda apresentou as estratégias utilizadas pelo Google no combate à Covid-19. De acordo com ele, o Google lançou mais de 200 novos produtos entre recursos e iniciativas para responder ao impacto gerado pela pandemia. Marcelo também explicou como funciona o sistema de buscas da plataforma focada em amplificar o alcance de informações oficiais sobre a doença.

Alana Rizzo apresentou um panorama do alcance do Youtube em todo o mundo: 2 bilhões de pessoas em nível global e 105 milhões de pessoas no Brasil, por mês. De acordo com ela, durante a pandemia o Youtube Brasil apoiou iniciativas de criação de diversos conteúdos sobre a Covid-19, de entrevistas com especialistas em saúde e de playlists com informações de instituições de saúde. Além disso, ressaltou que foram excluídos 850 mil vídeos com informações equivocadas sobre o coronavírus neste período.  

Geovani Machado destacou a importância das gestões hospitalares terem acesso aos dados atualizados e em tempo real durante uma pandemia. De acordo com o diretor-executivo da HSP Software, uma gestão coordenada precisa de bons sistemas de gestão hospitalar. “É necessário ter informações confiáveis para tomar decisões confiáveis”, explicou.

De acordo com o gerente de comunicação do Conass, Marcus Carvalho, os atuais sistemas de informação do SUS não conversam entre si, com isso, se tornam um grande desafio para a gestão e pode gerar a falta uma resposta nacional às necessidades estaduais e municipais.O gerente também apresentou os painéis e boletins com dados da Covid-19 criados em todos os estados brasileiros. Marcus finalizou sua fala pedindo apoio das grandes empresas de tecnologia no combate às informações falsas.

https://www.youtube.com/watch?v=Cd-S2Xo_Ll8 

Compartilhar